Os acionistas da Global Media e o grupo Bel chegaram a um entendimento que abre a porta à entrada deste na estrutura acionista da empresa, lê-se na nota ontem enviada aos colaboradores do grupo proprietário do “JN”, “DN” e TSF, entre outros meios.
“Esta parceria, que será formalizada após a conclusão dos devidos procedimentos, visa o relançamento estratégico de um dos principais grupos de referência da comunicação social em Portugal, num momento desafiante para o sector e para o país”, refere a Global Media.
A Global Media Group (GMG) tem como acionistas a KNJ Global Holdings Limited, com 35,25%, José Pedro Carvalho Reis Soeiro, com 24,5%, Olivemedia, Unipessoal, Lda, com 19,25%, o Novo Banco, com 10,5%, e a Grandes Notícias, igualmente com 10,5%.
A administração da GMG é presidida por José Pedro Soeiro, que assumiu o cargo, com o fim do mandato de Proença de Carvalho, até à eleição do novo conselho de administração.
O grupo Bel, que apresentou uma proposta de compra da Media Capital em abril, foi fundado em 2001 por Marco Galinha e tem atividades em vários setores, entre os quais máquinas de ‘vending’ (máquinas de venda automática) e aeronáutica, e entrou nos media em 2018, através do Jornal Económico, onde chegou a deter uma participação de 35%.
Esta participação no Jornal Económico foi mais tarde reduzida para 10% do capital, tendo Marco Galinha vendido 25% do capital ao empresário Luís Figueiredo Trindade, o maior acionista do JE.
O empresário Marco Galinha, natural de Rio Maior e sétimo de oito irmãos, é presidente executivo e presidente do Conselho de Administração do grupo Bel, que fundou em 2001.
Atualmente exerce o cargo de CEO e Presidente do Conselho de Administração do Grupo Bel S.A.
De acordo com informação disponibilizada do ‘site’ do grupo, Marco Galinha viveu a sua infância e adolescência na vila da Benedita, concelho de Alcobaça, e “desde cedo que se destacou na prática de desporto de alta competição tendo sido Campeão Nacional de Downhill em 1995”.
Em 1996, entra no Instituto Superior Técnico em Engenharia Informática, “optando por não terminar a licenciatura para fundar, aos 20 anos, a sua primeira empresa – a Bel Network Solutions – dedicada ao desenvolvimento de software”.
Em 2007, ingressa na Harvard Business School para se especializar em marketing e gestão.