Skip to main content

Governo leva ‘lay-off’ até julho e aprova novos apoios à retoma

Empresas podem recorrer ao ‘lay-off’ mais um mês. Governo cria apoio extra aos trabalhadores com perdas salariais e lança ajuda à retoma de atividade.

O Governo aprovou esta quinta-feira o prolongamento do regime de lay-off simplificado até ao final de julho. A partir de agosto, o lay-off vai estar disponível apenas para as empresas que permanecem encerradas por obrigação legal. Quanto às empresas em dificuldades, o Executivo socialista anunciou a criação de novos apoios públicos para incentivar a retoma da atividade, com uma contrapartida: não pode haver suspensão do contrato dos trabalhadores.
“Foi aprovada a prorrogação do mecanismo de lay-off simplificado para o mês de julho e também a possibilidade de recurso ao lay-off simplificado para as empresas que se mantenham encerradas ou com a atividade suspensa por ordem de razões sanitárias”, anunciou a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros desta semana.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico