O Banco Português de Fomento vai ter um novo administrador financeiro (CFO) e será Miguel Alves do European Investment Fund (FEI - Fundo Europeu de Investimento), apurou o Jornal Económico.
O banco promocional já enviou a proposta para o Banco de Portugal para se pronunciar no âmbito do processo de fit & proper.
O nome apanhou de surpresa o setor dos fundos e Miguel Alves parece não ser um nome consensual no mercado. No entanto é uma escolha do CEO do Banco de Fomento, Gonçalo Regalado.
O Banco de Fomento, tal como noticiou o "Eco", prepara-se para uma nova alteração na gestão. O atual administrador financeiro está de saída. Bruno Rodrigues – que tinha ‘sobrevivido’ às mudanças promovidas há um ano, quando Gonçalo Regalado, escolhido pelo então Ministro da Economia, Pedro Reis, assumiu a presidência do banco – afinal não resistiu e deixa a equipa de Gonçalo Regalado.
O jornal "Eco" avançou que o atual CFO, Bruno Rodrigues, sai no final do mês, pelo que deve ser nessa altura que Miguel Alves deverá integrar o board do BPF com o pelouro financeiro.
Na sua página do Linkedin, Miguel Alves descreve-se como "economista português dedicado ao projeto europeu e apaixonado por políticas públicas, finanças e inovação".
"Com mais de uma década de experiência no financiamento de PME, tenho um historial comprovado na angariação de fundos e na conceção de programas de capital de risco, private equity e garantias para melhorar o acesso ao financiamento em toda a Europa", refere o futuro CFO do Banco de Fomento no seu perfil daquela rede social.
Miguel Alves destaca ainda que "no Fundo Europeu de Investimento (FEI), liderei a negociação e a implementação de diversos programas de investimento para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e a competitividade das startups e PME portuguesas. Em conjunto, estes programas mobilizaram mais de 7,5 mil milhões de euros em investimentos, com um forte impacto na resiliência, no crescimento e na criação de emprego".
Para além do CEO, Gonçalo Regalado, e do CFO, Bruno Rodrigues, a Comissão Executiva do Banco de Fomento é composta por Marta Penetra (Chief Compliance and Risk Officer - CCRO); Tiago Mateus (Chief Technology and Operations Officer - CTO); Luís Guimarães (Chief Commercial Officer - CCO); e Teresa Fiúza (Chief Investment Officer - CIO).