Mais de 500 funcionários da OpenAI, startup responsável pelo ChatGPT, admitem "bater com a porta" caso a empresa não afaste a atual direção e volte a integrar Sam Altman como CEO.
A posição foi transmitida à empresa norte-americana numa carta assinada por 505 dos seus 700 funcionários, poucas horas depois de Emmett Shear, cofundador e ex-CEO do Twitch, ter sido sido o nome anunciado para suceder a Altman.
Falta de "competência, discernimento e diligência". É esta uma das acusações feitas na missiva, que deixa clara um ambiente de confronto entre os quadros e a direção da OpenAI.
Greg Brockman, ex-presidente do conselho de administração da OpenAI, que também foi afastado da tecnológica, é outros dos executivos mencionados na missiva e que os funcionários exigem que regresse, como condição para permanecerem na empresa.
"O processo através do qual despediu Sam Altman e retirou Greg Brockman da direção pôs em risco todo este trabalho e minou a nossa missão e empresa", justifica o mais de meio milhar de funcionários, acusando a atual direção de uma "conduta", que "deixa claro" que "não tem competência para supervisionar a OpenAI".
"Não podemos trabalhar para ou com pessoas que não têm competência, discernimento e diligência com a nossa missão e com os nossos funcionários", é referido na carta.
A contratação de Sam Altman foi confirmada esta segunda-feira pelo o chairman e CEO da Microsoft.
"Continuamos comprometidos com a nossa parceria com a OpenAI e temos confiança no nosso roadmap de produtos, na nossa capacidade de continuar a inovar com tudo o que anunciamos no Microsoft Ignite e em continuar a apoiar os nossos clientes e parceiros", escreveu Satya Nadella, numa publicação na rede social X (antigo Twitter).
"Estamos ansiosos para conhecer Emmett Shear e a nova equipa de liderança da OpenAI e em trabalhar com eles. E estamos extremamente entusiasmados por partilhar a notícia de que Sam Altman e Greg Brockman, juntamente com colegas, juntar-se-ão à Microsoft para liderar uma nova equipa de investigação avançada de IA", acrescento.
O conselho de administração da OpenAI decidiu afastar Sam Altman após "concluir que não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o board".
“A saída do senhor Altman segue-se a um processo de revisão deliberativa por parte do conselho de administração, que concluiu que ele não era consistentemente sincero nas suas comunicações com o board, prejudicando a capacidade de exercer as suas responsabilidades. O conselho de administração já não confia na sua capacidade de continuar a liderar a OpenAI", justificaram os administradores da empresa que Altman ajudou a fundar em 2015.
Emmett Shear, cofundador e ex-CEO do Twitch, foi o executivo nomeado esta segunda-feira pelo conselho de administração da OpenAI para suceder a Altman como CEO.
O cientista de computação tinha deixado a liderança da empresa de streaming de jogos, que pertence à Amazon, no início deste ano.
Após a demissão de Altman, Mira Murati exerceu funções de CEO interino durante o fim de semana até o nome de Shear ser apontado, segundo a "Bloomberg".