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Escassez de pessoas é ameaça na construção, conclui estudo

No atual contexto económico, não se preveem grandes oscilações salariais face a 2023 na maioria dos sectores analisados pela Michael Page, conclui estudo sobre tendências do mercado de trabalho para executivos em empresas de grande dimensão, cujas conclusões o JE avança em primeira mão. Estudo alerta para a falta de pessoas em áreas como construção e tecnologias de informação.

Há obras mas não há pessoas. Os sectores da construção e engineering & manufacturing vão continuar sob pressão em 2024 devido à escassez de talento, uma falta que também se vai aprofundar nas tecnologias de informação (IT), conclui o estudo anual da Michael Page, que antecipa as principais tendências do mercado para o próximo ano.

Em alta posiciona-se igualmente o retail que, com aumentos salariais na casa dos 10% este ano, se distingue por ser um dos sectores mais competitivos e rápidos do mercado; hospitality & leisure, um dos sectores com maior crescimento previsto, bem como a área de sales & marketing, que se junta às tecnologias de informação como aquela em que a semana de quatro dias regista maior tração.

O estudo da Michael Page, cujas conclusões o Jornal Económico avança em primeira mão, reflete as tendências do mercado de trabalho de quadros médios e superiores em grandes empresas e não a média geral do mercado português. Automatização, inteligência artificial e teletrabalho vão continuar a impulsionar as mudanças em curso no mercado de trabalho.

"Em termos salariais, os indicadores de mercado não preveem para o próximo ano grandes oscilações relativamente a 2023 na maioria dos sectores", afirma a empresa de recrutamento e seleção especializada de quadros médios e superiores, para projetos de carácter permanente e temporário.

 

EM ALTA

Construção
A escassez de mão de obra vai acentuar-se com vários projetos a passarem à fase de execução, acompanhada de aumento nos salários. O atual dinamismo no mercado, acentuado pela entrada em Portugal de novos players, pôs a nu de “forma muito significativa” a falta de recursos humanos, principalmente nas funções ligadas à obra, com elevada procura em funções como diretores de obra, encarregados, orçamentistas e preparadores de obra. A remuneração para 2024 pode incluir desde o valor máximo de 110 mil euros para a função de diretor geral a 3.200 euros como base para um engenheiro fiscal. “Num futuro próximo terá de se repensar este sector, na medida em que começa a ficar muito difícil para as empresas terem no mercado mão de obra disponível para os seus projetos”, adianta a Michael Page.

 

Engineering & Manufacturing
Prevê-se para 2024 um equilíbrio entre o mercado de trabalho e as oportunidades de emprego. Esta tendência será, no entanto, acompanhada por uma procura por perfis relacionados com energia e renováveis, como, project manager (solar, eólico e hidrogénio), site manager, construction manager, maintenance engineer ou structural engineer. Nesta área, os valores do CEO podem variar entre os 120 mil e os 210 mil euros, tanto em Lisboa como no Porto. Já o COO pode auferir entre 100 mil a 150 mil na mesma região, ambas no tecto máximo da tabela salarial das várias funções desta área. Em termos globais, a Michal Page retrata um 2023 positivo, embora o sector industrial tenha passado por diferentes fases. A par do salário e da estabilidade contratual, os candidatos procuram benefícios como flexibilidade e preferência pelo trabalho remoto. A nível técnico, observa-se maior interesse por projetos de dimensão internacional e preferência por ambientes otimizados e automatizados, assentes nos novos conceitos de “fábrica limpa”, indústria 4.0 e Lean Manufacturing. Os níveis salariais em áreas técnicas de engenharia têm vindo a crescer nos últimos anos, com aumentos de 20% nos últimos dois anos em áreas como a automação e robótica, gestão de projetos, manutenção, engenharia de campo e logística. 

 

Information Technology
A tendência de crescimento no mercado de IT manter-se-á em 2024 e o desequilíbrio entre a procura e a oferta é cada vez mais evidente. Observou-se, contudo, um aumento na procura de profissionais, não só com competências tecnológicas especializadas, mas também com conhecimento mais específico das áreas de negócio associadas. A constante transformação digital traduz-se no aumento da procura de perfis especializados, principalmente nas áreas de cyber segurança, IoT, cloud, CRM, ERP, machine learning e big data. A liderança, a empatia, capacidade comunicativa e a capacidade de resolução de problemas são algumas das competências cada vez mais valorizadas neste setor. O salário, a flexibilidade de trabalho remoto, o ambiente tecnológico, a natureza dos projetos ou as responsabilidades da função são elementos relevantes no processo de tomada de decisão, assim como os benefícios associados. Como referência, um Chief Information Officer (CIO) pode auferir anualmente entre 80 mil euros a 120 mil euros e um Chief Tecnology Officer (CTO) até 140 mil euros.

 

Sales & Marketing
A contratação de profissionais de sales & marketing em 2024 será assinalada por uma competição intensa pelo talento, impulsionada pela exigência de competências digitais, resolução criativa de problemas e um profundo conhecimento do comportamento do consumidor, num mercado em constante evolução. A semana de quatro dias de trabalho começa a ganhar expressão e não apenas no sector tecnológico, como forma para atrair talento. O aumento do recrutamento em 2023, contribuiu para que as bandas salariais crescessem em todas as funções. Em 2024, prevê-se que os salários em geral tenham uma valorização entre 4,5% e 7%, que já está a ser superado em sectores mais dinâmicos. Continua a registar-se uma tendência parte dos empregadores em recrutar profissionais mais juniores, perfis que se caracterizam pela visão internacional/global, skills analíticos e domínio de idiomas. A atração do talento é acompanhada de salários mais atrativos e benefícios, como horários flexíveis, trabalho remoto, formação, visibilidade e possibilidade de progressão na carreira. As soft skills são os pontos-chave na diferenciação dos candidatos e por isso competências comunicacionais, argumentativas e de relacionamento contribuem para o processo de decisão.

 

Retail
Afirma-se como sector muito competitivo e dos mais rápidos do mercado, protagonizando nos últimos anos uma profunda alteração na forma de trabalho, tanto através da incorporação de novas ferramentas digitais, como de novos processos logísticos. Em 2023 observou-se um aumento salarial de cerca de 10% em várias funções. Outros benefícios têm sido considerados no pacote salarial como seguros de saúde e a possibilidade de teletrabalho em algumas posições. A preocupação com o equilíbrio família-trabalho também se fez sentir. Muitas vezes, os candidatos saem pelo mesmo valor ou até por um salário inferior, desde que consigam um maior equilíbrio familiar. A possibilidade de progressão também é um fator-chave para os candidatos, observando-se um esforço por parte das empresas em trabalhar o desenvolvimento das suas equipas. Relativamente à remuneração, nas funções de direção, a posição de diretor geral pode auferir até 160 mil euros e de diretor de marketing até 130 mil euros. Nas funções de compras, o retail manager pode ganhar entre 42 e 63 mil euros, enquanto nas funções de operações no retalho alimentar e especializado de grande dimensão, a remuneração máxima de 80 mil euros cabe ao diretor comercial de retalho.

 

DINAMISMO

Logística
Está e vai continuar dinâmica. Em 2023 observou-se um forte aumento na procura de perfis de logística e supply chain principalmente em sectores industriais, retalho e construção, num mercado onde se verifica cada vez mais escassez de profissionais. Os perfis mais procurados são essencialmente de middle management, onde se destacam as funções de customer service, supervisor de logística, responsável de operações ou comprador sénior. Também as posições de top management cresceram em procura, nomeadamente: diretor de operações, diretor de logística, diretor de supply chain e diretor de compras. De forma semelhante a outros sectores funcionais, a atração do talento neste mercado de trabalho exige diferenciação por parte das empresas e aposta numa forte cultura empresarial que contemple um plano de progressão de carreira bem definido e um pacote de fringe benefits diversificado (ginásio, seguro de saúde, fundo de pensões, entre outros), além de considerar a saúde ou a flexibilidade. Na área de supply chain, a função de supply chain analyst pode auferir até 28 mil euros e um diretor de compras (procurement director) até 110 mil euros, enquanto na área de logística, o plafond de remuneração máximo de 95 mil euros cabe ao cargo de diretor.

 

Tax & Legal
O ano de 2023 fica marcado pelo extremo dinamismo do mercado de trabalho, com a procura em níveis elevados por parte das sociedades de advogados. Este dinamismo traduziu-se num aumento salarial significativo na grande maioria das sociedades, tanto de grande como de média dimensão. No seguimento do que verifica nos últimos três anos, o volume elevado de pedidos de advogados e juristas por parte de empresas continua a ser uma tendência, provavelmente com o objetivo de continuar a reduzir custos com a externalização de serviços. No que diz respeito às áreas de prática, observou-se maior afluência de recrutamento nas áreas de público, corporate e M&A, fiscal, imobiliário, laboral, propriedade intelectual e TMT (tecnologias, media e telecomunicações). Por parte das empresas, manteve-se o interesse por perfis mais generalistas e versáteis, com background nas áreas de corporate, civil, comercial e laboral, bem como uma acentuada necessidade na área de proteção de dados e compliance. Relativamente ao mercado das consultoras na área de tax, a tendência dos últimos anos manteve-se com elevada rotatividade nos diferentes departamentos. Do lado dos consultores, a procura passa por transitar para o denominado “Cliente Final”, nomeadamente por questões relacionadas com o work/life balance. Como exemplos de remuneração nas sociedades de advogados, um advogado associado com 4 a 7 anos pós agregação ronda os 36 mil euros como teto máximo, enquanto um advogado com 10 anos pode auferir até 78 mil euros.

 

Customer Service
O mercado continua a crescer, estimando-se que mais de metade dos call centers em Portugal estejam a trabalhar para outros países. Contrariamente ao expectável, os salários para serviços do mercado português estagnaram em 2023, uma vez que aumentaram as qualificações dos colaboradores e aumentou o turnover. No entanto, esta realidade apenas se vive nos serviços de outsourcing. Para as empresas que têm o serviço de apoio a cliente inhouse, a profissão continuou a ser valorizada e os salários subiram de forma a acompanhar o aumento da inflação. No mercado do atendimento bilingue, a escassez de talento aprofundou a tendência de subida dos salários. O customer service absorve uma grande parte da mão-de-obra estrangeira no nosso país, dado a inexistência de pessoas em número suficiente para dar resposta às necessidades. Como referência, nas empresas de grande dimensão e multinacionais, um customer service specialist pode ganhar até 21 mil euros por ano, um operador de backoffice (países nórdicos), até 42 mil euros e para a função de contact center manager, o plafond máximo pode ir até aos 80 mil euros.

 

Hospitality & Leisure
A hotelaria e o turismo vão continuar em alta em 2024 e demonstram enorme potencial para os próximos anos. Em 2023, o sector consolidou a retoma prenunciada, observando-se um claro crescimento na procura de perfis de direção nas mais diversas áreas - de F&D (comida e bebida) a alojamento, comercial -, contudo a grande dificuldade prende-se com a procura de perfis mais operacionais, nomeadamente na área de cozinha e comida e bebida. Estas funções não se tornam atrativas pelos salários pouco competitivos e as condições (turnos, trabalho ao fim de semana, etc.) Numa altura em que o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional ganha maior relevo, recrutar para esta tipologia de funções torna-se uma tarefa ainda mais exigente. O ano de 2023 foi também marcado pelo desenvolvimento de novas estratégias, tais como melhorias das condições salariais e implementação de programas de desenvolvimento de competências para reter talento. Como referência salarial, um diretor geral de operações pode auferir até 112 mil euros na zona do Porto e um diretor de hotel até 90 mil euros, na zona de Lisboa.

 

Healthcare & Life Sciences
Foi um dos sectores mais dinâmicos em 2023 e, ao contrário de anos anteriores, as áreas mais técnicas foram as que apresentaram maior crescimento, nomeadamente: qualidade, assuntos regulamentares e direção técnica (QP’s). Competências qualificadas na área das ciências da saúde, gestão e marketing continuam a ser uma mais-valia para este sector, que procura candidatos que reúnam competências técnicas e comportamentais. Entre as funções mais procuradas encontram-se: delegado de canal farmácia, quality control manager, digital marketing manager e medical manager. Os salários têm vindo a crescer, nomeadamente em perfis globais e ligados à estratégia e desenvolvimento do negócio, e valorização de benefícios como o seguro de saúde, viatura, ginásio, plano de poupança-reforma ou teletrabalho. No topo da tabela de remuneração, o perfil de business unit manager/diretor pode auferir até 150 mil euros.

 

Shared Services Centres (SSC)
A forte procura em Portugal por profissionais especializados para trabalhar em ambiente SSC, gerou em 2023 grandes projetos de recrutamento, em que são valorizados a formação académica, experiência em ambiente internacional e conhecimento de línguas estrangeiras, a par com atributos pessoais. Os salários aumentaram significativamente nos últimos anos, principalmente para cargos que exigem competências linguísticas como alemão, francês, italiano, entre outros. A remuneração de um manager (head of SSC / head of GBS) pode atingir os 154 mil euros, de accounts payable manager até cerca de 60 mil euros, um purchase-to-pay team leader até cerca de 39 mil euros, enquanto um especialista purchase-to-pay pode auferir cerca de 29 mil euros. O sucesso dos players de SSC em Portugal, impulsionado pelo investimento internacional, tem vindo a gerar mais confiança e mudanças no paradigma, com um aumento das responsabilidades técnicas, e a transição de funções estratégicas mais próximas do negócio.

 

NEUTROS

 

Banking
A nível salarial observa-se estabilidade relativamente a 2023, com um crescimento dos benefícios sociais para atrair e reter o talento. A remuneração do analista de risco pode ir até 46 mil euros, a do responsável financeiro atingir os 70 mil euros e a função de marketing team leader os 60 mil euros. O sector regista um aumento de novas fintech’s na área de meios de pagamento e a entrada de novas instituições financeiras internacionais com a abertura de operações em Lisboa e no Porto, que impulsionaram a procura de perfis de controlo interno, marketing e sales, orientados para o mundo digital. Globalmente, o sector regista um grande foco na transformação digital, assim como uma orientação cada vez maior ao cliente numa ótica de venda consultiva, procurando apresentar uma oferta de produtos e serviços tailor made. As novas gerações valorizam o crescimento profissional, procuram projetos ligados à sustentabilidade, mas também o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, havendo um maior interesse em modelos de trabalho remoto ou híbrido.

 

Finance
A perspetiva geral do sector financeiro mudou ao longo do tempo e a procura de perfis com grande enfoque em contabilidade e controlo de gestão, aumentou significativamente no último ano, tendo em conta as reorganizações dos departamentos, automatizações de processos e internalização de procedimentos. Ao mesmo tempo, têm surgido novas funções que resultam da inovação e da procura constante de informação financeira com a maior segurança. As multinacionais e empresas de grande dimensão valorizam as funções financeiras para efeitos de suporte à tomada de decisão estratégica, criando cada vez mais especializações internas adaptadas a cada colaborador. Os candidatos priorizam empresas que acompanhem as tendências de mercado, que tecnologicamente estejam na linha da frente das melhores práticas, que valorizam a flexibilidade de horário, maior autonomia e responsabilização da função. No top 10 das funções mais procuradas estão: controller, auditor, contabilista certificado, diretor e responsável financeiro. Os tetos salariais incluem para o diretor financeiro, uma remuneração até 120 mil euros, enquanto o responsável financeiro aufere até 70 mil euros e o controller financeiro até 49 mil euros. A função de contabilista certificado tem o teto máximo de 56 mil euros.

 

Insurance
Em 2023 manteve-se a procura por profissionais na área financeira, nomeadamente com skills ao nível de IFRS17, risco e planeamento e controlo de gestão. Com a entrada em vigor desta norma em janeiro de 2023, comprovou-se o reforço das áreas de consolidação. Transformação e inovação foi também área de destaque com a contratação de perfis de PMO. Observou-se particular crescimento nas funções de PMO estratégico, responsável de gestão de contas/clientes e nas áreas de marketing, sobretudo canal digital e CX. Ao nível de áreas técnicas deverá manter-se em 2024 a tendência nas áreas de risco, data analytics e subscrição. A flexibilidade continua a ser um fator importante no recrutamento. Registou-se um aumento generalizado dos pacotes salariais para todas as funções, com remunerações para funções técnicas como a de gestor de sinistros a partir de 16.800 euros (zona do Porto) até 68 mil euros para o atuário sénior na zona de Lisboa. Nas funções de negócio, um diretor comercial brookers pode auferir até 120 mil euros, na zona da capital.

 

Recursos Humanos
A crescente profissionalização do sector avança em paralelo com um maior reconhecimento da importância estratégica das funções de recursos humanos para o desenvolvimento do negócio e empresas de todas as áreas de atividade. A tendência mantém-se em 2024. Os profissionais orientados para objetivos e para o cliente interno são os mais procurados e, neste contexto, as competências de comunicação, organização e trabalho sob pressão são elementos muito valorizados. O pacote salarial continua a ser um fator importante, mas não decisivo. Outros benefícios como a cultura e clima organizacional, oportunidades de formação, desenvolvimento e crescimento, bem como o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional são cada vez mais importantes na tomada de decisão. Relativamente à remuneração, nas grandes empresas e multinacionais, um diretor de RH pode auferir entre 49 mil a 100 mil euros.

 

Secretarial & Business Support
Observa-se a procura por perfis dinâmicos e com competências de real suporte ao negócio, com o objetivo de terem um papel mais estratégico na organização. O domínio do inglês continua a ser condição base de contratação, assim, como a fluência em idiomas como francês ou espanhol. Relativamente às tendências salariais, nos últimos anos, verificou-se uma crescente procura de perfis e competências administrativas por parte das organizações, justificada pela crescente aposta de empresas multinacionais em Portugal com referências salariais superiores às do mercado nacional. Em termos de remunerações, perfis qualificados como o de secretária de CEO pode auferir o valor de 50 mil euros por ano, seguindo-se a de secretária de presidência com cerca de 45 mil euros e a secretária de administração com um máximo de 38 mil euros por ano, na zona de Lisboa. Para as mesmas funções, os valores na zona do Porto são: 46.200 (CEO e Presidência) e 35 mil euros para a secretária de Administração.

 

Metodologia: O estudo de remuneração foi realizado com base no conhecimento do mercado e na relação da Michael Page com clientes e candidatos. A informação contida neste estudo é o resultado de uma análise empírica de três fontes de informação diferentes: base de dados, perfis de candidatos e clientes e publicação de anúncios na imprensa e na internet. O estudo reflete as tendências do mercado de trabalho de quadros médios e superiores em grandes empresas e não a média geral do mercado português.