Skip to main content

Empresas públicas devem 16 mil milhões ao acionista Estado

Dividendos de empresas públicas poderão ascender a 511 milhões de euros, sobretudo graças ao Banco de Portugal e à Caixa.

As empresas do Sector Empresarial do Estado devem 16,1 mil milhões de euros em financiamentos concedidos pela Direção Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), de acordo com a proposta de Orçamento do Estado (OE2022) para o próximo ano.
Os valores dizem respeito a 30 de junho último e indicam que a Parvalorem (holding que detém os ativos do falido BPN) é a empresa com maior dívida ao acionista Estado, com um total de quatro mil milhões de euros, seguida do Metro do Porto (3,1 mil milhões), da Infraestruturas de Portugal (2,2 mil milhões de euros) e do Metropolitano de Lisboa (dois mil milhões). Por sua vez, a CP - Comboios de Portugal (ver texto na página 29) deve 1,6 mil milhões de euros ao Estado, seguida da TAP, com 1,208 mil milhões de euros. A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) e a Parups (ex-BPN) encerram o top das mais endividadas, com 1,2 e 1,1 mil milhões de euros, respetivamente.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico