Os CTT anunciaram hoje que suspenderam temporariamente o transporte de remessas postais para os EUA após o fim do regime de Minimis (isenção de taxas alfandegárias para mercadorias importadas).
A decisão abrange estes bens em todos os produtos de correio, encomenda de serviço universal e encomenda expresso Internacional a partir do dia 26 de agosto.
Os CTT juntam-se se a outros operadores europeus na suspensão, incluindo a bpost (Bélgica), La Poste (França), Deutsche Post (Alemanha), entre outros.
A empresa sublinha que os envios destinados aos EUA contendo "exclusivamente documentos e as ofertas entre particulares de valor inferior a 100 dólares não serão impactados por esta medida".
"A alteração do regime de Minimis nos EUA resultou de uma Ordem Executiva do Presidente Donald Trump que entrará em vigor no dia 29 de agosto de 2025, elimina a isenção de tarifas, passando todas as remessas com destino aos EUA a pagar direitos alfandegários", disseram hoje os CTT.
"Esta alteração afeta diretamente os fluxos postais internacionais e obriga os expedidores a pagar os direitos aduaneiros antes do transporte para os EUA. Os detalhes dos novos requisitos ainda não estão totalmente esclarecidos pelas autoridades alfandegárias dos EUA e exigirão adaptações operacionais por parte das empresas postais a nível mundial", pode-se ler.