Skip to main content

Crédito ao consumo sobe 13% em junho até aos 726 milhões

O crédito aos consumidores esteve na origem da celebração de quase 137 mil contratos em junho, mais 10,4% do que no mês do ano passado. O valor envolvido subiu de forma mais expressiva, em 13%. Ainda assim, ambos os indicadores caíram face a maio.

Os montantes associados a novos contratos de crédito aos consumidores atingiu os 726,1 milhões de euros em junho, o que corresponde a um aumento de 13,4% face ao mesmo mês do ano passado.

De acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BdP) nesta segunda-feira, em junho registou-se um crescimento homólogo não apenas nos valores transacionados, mas também no número dos contratos celebrados. Em causa está um acréscimo de 10,4% face ao mesmo mês de 2024, para quase 137 mil.

No que diz respeito aos valores, destaque para o crescimento de 16% na vertente de "Outros Créditos Pessoais (lar, obras, consolidado e outras finalidades)" para 305,7 milhões de euros. Em simultâneo, houve um acréscimo de 10,4% na categoria "Automóveis e outros veículos: usados", até aos 215 milhões de euros.

Variação em cadeia aponta no sentido inverso

Os mesmos indicadores recuaram em junho face ao mês anterior. O montante atingido contraiu 10,2% (809 milhões de euros em maio), ao passo que o número de contratos recuou 9,9% (152,2 mil também em maio).