O novo chefe da diplomacia do governo de Ulisses Correia e Silva, que exercia funções de Embaixador de Cabo Verde nos EUA desde outubro de 2020, foi nomeado em substituição de Filomeno Monteiro. Vanuza Francisca Correia Teixeira Barbosa assume, a partir de hoje, as funções de Secretária de Estado das Comunidades. 
A mudança no Executivo, que se dá por razões de saúde, acontece depois de, no início do ano, o primeiro-ministro cabo-verdiano, ter avançado com uma remodelação governamental, cerca de um ano antes das próximas eleições legislativas. 
Além da separação das pastas das Finanças e do Fomento Empresarial, foi criado o Ministério da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial, assumido por Eurico Correia Monteiro, diplomata e antigo ministro da Justiça, mandatado para liderar as instituições públicas Cabo Verde Trade Invest, Pro-Empresa, Pro-Garante, Pro-Capital, Fundo Soberano e Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Cabo Verde prepara a realização das próximas eleições legislativas, que deverão decorrer entre abril e junho do próximo ano, segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), conforme determina a Constituição. 
Ulisses Correia e Silva já foi confirmado como como candidato às eleições legislativas de 2026 pela Direção Nacional do Movimento para a Democracia (MpD).
Cabo Verde tem novo líder da diplomacia
                                                    
                    
                
                
                / 
            
            José Luís Livramento é o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional e das Comunidades de Cabo Verde.
