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Boali chega a Portugal pela mão de Deco para criar 150 empregos e investir três milhões de euros

O ex-internacional português levava magia para os relvados enquanto jogador e agora regressa com uma marca de referência de comida saudável no Brasil. Ao terceiro ano de presença no país, a Boali tem como objetivo faturar 10 milhões de euros por ano em Portugal e incrementar esse mercado.

A Boali, marca de referência de alimentação saudável no Brasil, chega a Portugal através do investimento do ex-internacional português Deco e com o objetivo de abrir vinte lojas nos próximos dois anos, aumentando os consumidores deste mercado no país.

Em entrevista ao JE, Rodrigo Barros, fundador e CEO da Boali, explicou que Portugal será o terceiro país da operação (depois da abertura de uma operação de master franchise na Flórida, sudeste dos Estados Unidos). Uma vez delineado o plano para o nosso país, o empreendedor encontrou-se com ex-internacional português e um acaso tornou-os sócios nesta operação.

“Trouxemos a magia do Deco, a capacidade de liderança e de tomada de decisão, a humildade e o comportamento que ele assume no sentido de continuar a inovar. E trazemos, claro, a relevância e a capacidade do Deco para o mercado português. Isso é importante para nós. Foi um dos melhores jogadores portugueses e do mundo”, explicou Rodrigo Barros.

Ao JE, Deco confessou que não tinha nenhum plano para investir, mas que procurava um parceiro nesta área para o complexo desportivo que gere no Brasil: “Estava à procura de uma oportunidade de investimento e até para projetos pessoais estava à procura de um parceiro que fosse ao encontro de um estilo de vida mais saudável”, destacou.

“O Pedro, o meu filho, falou-me da Boali e como gostava muito dos produtos da marca, resolvemos marcar uma conversa com o Rodrigo. Tínhamos muitas sinergias, muitas coisas em comum e foi-me apresentado o projeto que a Boali tinha definido para Portugal. A sinergia foi instantânea e assim fiz parte deste projeto que já estava em andamento”.
 
Três milhões de investimento, dez milhões de faturação 
 
Com um investimento de três milhões de euros, a Boali já tem o plano de negócio definido para Portugal. “Cerca de 50% a 60% das nossas lojas vão ser inseridas em centros comerciais, contamos ter vinte lojas nos próximos dois anos e dessas vinte, 10 a 12 operações vão estar em centros comerciais. As restantes deverão ser lojas de rua e centros empresariais”, explicou Rodrigo Barros ao JE.
 
Lisboa e Porto serão os destinos prioritários mas curiosamente é no Algarve que a negociação está mais avançada já que um parceiro de negócio da Boali nos EUA poderá ser também parceiro na zona sul de Portugal. “Hoje temos uma média de três operações por franqueado e acredito que podemos chegar a esse número em Portugal. Para os próximos dois anos acreditamos que possamos ter cinco a seis franqueado. Chegando ao terceiro ano, perspectivamos trinta operações e nos próximos dois anos calculamos gerar 150 empregos diretos. Para o terceiro ano acreditamos que estaremos a faturar 10 milhões de euros por ano”.
 
“Para esse kick-off em Portugal estamos a investir três milhões de euros”, esclareceu o fundador da Boali. Este responsável aproveitou para fazer um desafio aos fornecedores que preferencialmente serão portugueses: “Vamos adaptar 20% do nosso portfólio para chegar a Portugal e para isso vamos desenvolver e homologar fornecedores portugueses. No site Boali.pt, estamos a aceitar candidatos a fornecedores da marca e não é só para a comida, é para tudo o que está à volta. Acreditamos que esses fornecedores portugueses terão a capacidade para crescer connosco”.
 
Aumentar o mercado em Portugal
 
Além de ter como objetivo a conquista do mercado de comida saudável em Portugal, Rodrigo Barros acredita que este segmento ainda pode crescer neste país: “Temos como objetivo a educação deste mercado para que este possa crescer. Melhor do que ter a maior fatia deste mercado e incrementá-lo. A Boali vem para aumentar o tamanho do mercado de alimentação saudável em Portugal”.
 

“Em Portugal come-se muito bem. Já morei cá e sempre comi muito bem aqui. Venho para Portugal sempre que posso e tenho uma excelente relação com o mercado português”, explicou este empreendedor ao JE.

Rodrigo Barros explicou o percurso da Boali no Brasil e como se tornou uma marca de referência neste mercado: “É curioso que quando falamos de alimentação saudável, todos nos dizem que este é o momento. Mas a verdade é que já estamos neste mercado há 17 anos e há nove anos como marca Boali. O mercado que agora toda a gente vê como uma oportunidade, já o tínhamos percecionado antes. Hoje já estamos consolidados e maduros no sentido de pensar na empresa como marca global”.