Skip to main content

Black mirror: ‘bandersnatch’ O filme interativo da Netflix

Os fãs da série “Black Mirror” e assinantes da Netflix foram presenteados com “Bandersnatch”, o filme interativo de 1h30 que viaja até 1984 e que conta a história de “um jovem programador que começa a questionar a realidade, enquanto adapta um romance de fantasia a um videojogo e se depara com um desafio mental”.

Este é o primeiro filme interativo da Netflix que dá poder ao utilizador de escolher o rumo da história que acompanha.
Stefan Butler, de 19 anos, é a personagem principal que sonha em adaptar o livro “Bandersnatch” a um jogo de computador. Este livro é um romance também interativo da autoria de Jerome F. Davies, que enlouqueceu enquanto o escrevia.
Durante o filme, se o espetador fizer as escolhas corretas, Stefan consegue fazer com que a Tuckersoft, uma empresa de videojogos, produza Bandersnatch. Contudo, Stefan enfrenta o stresse de um prazo curto para a programação total do jogo e uma luta constante contra os seus demónios que envolvem a morte da mãe, o seu pai controlador, Peter, e a sua psiquiatra, Drª. Haynes.
Ao longo da longa metragem, o leitor acompanha a crescente ansiedade de Stefan que sente não estar a controlar a sua vida. O jovem teima que existe uma entidade superior a tomar decisões por ele, mas só o espetador sabe quem é. O realizador do filme, David Slade, admitiu que a longa metragem traz cenas que provavelmente nunca serão vistas dada a quantidade de combinações possíveis. “Existem cenas que algumas pessoas nunca irão ver, e nós precisávamos de nos certificar que isso era aceitável. Aliás, filmámos uma cena a que nem nós conseguimos aceder”, explicou.
“Black Mirror” é uma série criada por Charlie Brooker que já ganhou seis Emmys e que reflete sobre os efeitos que a tecnologia tem sobre a Humanidade, na atualidade e com projeções no futuro. É uma das séries com maior sucesso produzidas pela Netflix, e para os fãs que anseiam por uma nova temporada, no worries: ela vem aí. Só teve de ser adiada devido à “enorme” quantidade de tempo que a criação de “Bandersnatch” exigiu.
Apesar de a Netflix ainda não ter revelado uma data específica para a estreia da quinta temporada, nem o número de episódios que vai ter, o final deste ano é a data apontada. l

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico