Skip to main content

Bitcoin com potencial, mas ainda longe de ser equiparada a ouro

A escassez da Bitcoin e a resistência à inflação podem torná-la numa reserva de valor numa economia digital, mas não para já.

Um aspeto frequentemente mencionado por quem vê nas criptomoedas e, sobretudo, na Bitcoin um potencial económico e financeiro tremendo é a possibilidade de esta servir como reserva de valor numa economia digital, muito à semelhança do que sucede atualmente com o ouro. Apesar de dificilmente vir a substituir o papel deste metal precioso na economia, a Bitcoin pode, pela quantidade limitada que existe no mercado, vir a desempenhar funções semelhantes no mundo dos ativos digitais e numa economia mais desmaterializada. No entanto, os analistas afastem tal cenário no curto prazo.
O processo de formação de Bitcoins é limitado, o que significa que há uma restrição ao volume desta moeda em circulação. Atualmente, os miners da moeda recebem 6,25 Bitcoins por cada bloco minado, ou seja, por cada problema matemático para o qual são os primeiros na rede a encontrar a resposta certa. Esta recompensa tem vindo a ser cortada por metade a cada quatro anos, um processo denominado como halving, de forma a manter a escassez do ativo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico