A Associação Industrial Portuguesa (AIP) vai realizar um encontro entre uma delegação de empresas portuguesas e moçambicanas no dia 24 de abril, na sua sede, em Lisboa. Neste evento, realizado em parceria com a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), procura fomentar-se o estabelecimento de parcerias entre empresas dos dois países que reforce a relação económica e comercial entre Portugal e Moçambique.
No âmbito da Missão Empresarial organizada pela CTA, será realizada uma sessão bilateral Moçambique-Portugal em parceria com a AIP. Esta Sessão acontece no dia 24 de abril, entre as 9h00 e as 12h30, na sede da AIP, com intervenções de Jorge Pais, vice-presidente da AIP, Agostinho Vuma, presidente da CTA, mas também de um conjunto de empresários moçambicanos e portugueses.
A comitiva moçambicana conta com responsáveis da Agência de Promoção de Investimentos e Exportações, mas também da Bolsa de Valores de Moçambique. Estarão também presentes representantes de sectores como o de petróleo e gás, agro-indústria, transporte e logística, serviços financeiros, construção civil e importação e exportação.
Entre os presentes, destaque para a Ecolog, líder internacional no fornecimento de soluções integradas, cadeia de abastecimento e logística, tecnologia, construção, gestão de instalações e serviços ambientais, mas também para a MZBETAR Engenheiros e Consultores, especialista em consultoria em engenharia, bem como para a Mozparks, de exploração de parques industriais. Os seus representantes participarão nos painéis do evento.
A AIP, juntamente com a CTA, pretende com este evento, “aproximar as empresas dos dois países, cumprindo o nosso papel enquanto promotores de parcerias e investimentos”, refere Filomena Pina Pires, citada por comunicado da associação. “Além das empresas moçambicanas, vamos contar com um conjunto de empresários nacionais, fomentando oportunidades de negócios, investimento e de parcerias entre empresas moçambicanas e portuguesas”, acrescenta a Diretora da AIP para a Internacionalização, Empreendedorismo e Cooperação Empresarial.
Após esta Sessão, José Eduardo Carvalho, presidente da AIP, Agostinho Zacarias Vuma e o Conselho Empresarial da CPLP vão assinar um protocolo na presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e do seu homólogo moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi.
Este protocolo, que será assinado no Fórum de Negócio Moçambique-Portugal, a realizar-se no CCB-Fundação Centro Cultural de Belém em Lisboa, prevê que as duas associações se comprometam a incentivar investimentos nos países que representam, ao estabelecimento de parcerias entre empresários dos dois países e à identificação de oportunidades de negócio, de forma a aumentar o relacionamento económico e comercial entre Moçambique e Portugal
A AIP reforçará assim a sua missão na defesa dos interesses das empresas portuguesas, na dinamização do tecido empresarial português, contribuindo para o fortalecimento do associativismo empresarial e para fornecer serviços de qualidade a empresas e associados para que estas possam crescer de forma mais sustentável, ajudando a impulsionar a economia nacional, conclui o comunicado.