Skip to main content

"Ainda não há uma bolha, mas Lisboa e Porto têm zonas com preços caros"

O líder da sociedade gestora de fundos imobiliários em entrevista ao Jornal Económico, avisa para o facto de certas zonas habitacionais de Lisboa e Porto estarem “fora do alcance do português médio”.

Prestes a celebrar 20 anos de existência no próximo dia 20 de junho, a sociedade gestora de fundos imobiliário Norfin, conta na sua carteira com 42% do mercado residencial português e 30% na área dos escritórios. O grupo foi comprado pela Arrow Global em 2018 e eleito durante anos consecutivos (até 2017) como a melhor gestora imobiliária nacional.
Em entrevista ao Jornal Económico, o CEO do grupo João Brion Sanches, explica as razões da venda à empresa sediada no Reino Unido e aborda o atual momento do mercado imobiliário em Portugal.
Porquê só 2% de investimento no mercado retalhista?
Temos uma grande componente de habitação, o que é raro nas sociedades gestoras de investimento imobiliário e que tem a ver com uma parte da nossa história. Aprovámos um fundo para fazer só retalho em 2000, mas nessa altura já os centros comerciais estavam nas mãos de três grandes grupos: Sonae, Alves Ribeiro e Multidevelopment (que hoje é gerido por um fundo soberano chinês). Após falarmos com estas empresas percebemos que elas já falavam com todos os investidores internacionais, e nós não iríamos acrescentar valor.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico