A Nio e a XPeng, ambas pequenas em comparação com a gigante Tesla de Elon Musk, viram o preço das ações subir dois dígitos este ano. Enquanto as da Tesla estão em torno dos 340 dólares (290,98 euros), muito longe do máximo histórico de 488 dólares (417,64 euros) registados em dezembro passado, os títulos das duas fabricantes chinesas de veículos elétricos estão em alta nas bolsas norte-americanas: cotada no Nasdaq, as ações da XPeng já subiram mais de 90% em 2025 e valem neste momento 23 dólares (19,68 euros). A XPeng é uma entre muitas fabricantes de elétricos na China e atualmente possui um valor de mercado de cerca de 20 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros), sendo muito menor que a líder chinesa do setor, a BYD, avaliada em aproximadamente 133 mil milhões de dólares (113,84 mil milhões de euros).
No entanto, a XPeng tem algo que as outras fabricantes não têm: uma valorização expressiva em 2025. A XPeng teve sucesso com novos modelos lançados este ano na China, o que impulsionou as vendas. A empresa também aumentou as exportações para diversos mercados internacionais, incluindo a Europa. Além disso, as vendas trimestrais cresceram 125,3% em comparação com o ano anterior. As entregas também atingiram um recorde trimestral de 103.181 unidades.
Já as ações da Nio subiram mais de 14% nos últimos dois dias e estão a cotar nos 6 dólares (5,13 euros), tendo disparado 30% no último mês no Nasdaq. Ao contrário da XPeng, o aumento deve-se ao anúncio de um novo SUV acessível. Segundo a CNBC, a Nio revelou o seu novo SUV ES8. O ES8 foi projetado com foco na acessibilidade — algo considerado essencial no cada vez mais competitivo mercado de elétricos da China. O veículo será vendido por cerca de 308.800 yuan, o equivalente a 43 mil dólares (36,8 mil euros), e também oferecerá um plano de assinatura de bateria, permitindo que os proprietários troquem ou atualizem as baterias mediante uma taxa mensal. Com a subida no preço das ações, a Nio está avaliada em cerca de 11,8 mil milhões de dólares (10,1 mil milhões de euros).