Rápido na aceleração e rigoroso nas curvas o elétrico da Mercedes EQA 350 4Matic tem tudo a que se possa aspirar num veículo de topo. Mas, atenção, obriga a ter cuidado na aceleração. Não é por acaso que a velocidade está limitada a 160 km/h, é que tudo o que é exagerado é mais consumo de eletricidade e menos autonomia, que no ciclo WLTP permite chegar aos 430 quilómetros. A aceleração é estonteante sendo que seis segundos é suficiente para saltar dos zero para os 100 km/h, e embora a média homologada de consumo esteja fixada nos 17,6 kWh/100 km, a verdade é que sem cuidado rapidamente o consumo atinge os 22/23 kWh. Em contraste, numa condução em circuito citadino, com a escolha correta do modelo regenerativo é possível fazer mais do que o indicado na média de fábrica. Este SUV aproveita a plataforma do GLA, um modelo de motorização térmica de grande sucesso, e dessa forma é possível obter um veículo 100% eletrificado e com um valor de base que pouco ultrapassa os 62 mil euros.
Aquilo que este 350 4Matic tem de inovador é a tração total permanente e a utilização de dois motores elétricos. O motor traseiro está permanentemente a puxar pelo veículo e o motor dianteiro entra em ação quando o computador de bordo o determina. Essa opção entra em funcionamento e a tração passa a ser total sempre que as condições de terreno o exigem, ou quando o estilo de condução é considerado agressivo. No total são 292 cv e 520 Nm de binário que este Mercedes 100% elétrico consegue oferecer. O interior é aquilo a que a marca germânica nos habituou com dois grandes ecrãs com visão “widescreen”, sendo que os comandos são táteis ou, em alternativa, pode-se usar o comando por voz “Hey mercedes” que vai ganhando cada vez mais funcionalidades.
O aspeto mais interessante no carregamento da bateria de iões de lítio de 66,5 kWh é o facto de poder usar um posto rápido de 100 Kw em corrente contínua e em meia hora chegar aos 80% da carga. Na wallbox caseira tradicional de 7,4 kw precisará de toda a noite. Globalmente este é um SUV bem conseguido, espaçoso e com uma bagageira média de 340 litros, que com os bancos rebatidos pode chegar aos 1320 litros de capacidade. Está equipado com travões Vented Discs à frente e discos na traseira. A suspensão é a habitual neste tipo de veículo com a dianteira a receber o equipamento tipo Independent McPherson e a traseira a ser equipada com suspensão tipo Multilink.