Capa
Nº 479 | 27 Novembro 2025
Notícias
Economia & Política
Berlim, tipicamente defensora acérrima da disciplina orçamental, avançou com uma política expansionista para tentar escapar a um terceiro ano consecutivo de recessão e Bruxelas parece confortável com o défice alemão esperado de 3,1%, acima do referencial comunitário, argumentando que resulta apenas de gastos em defesa. Em sentido inverso, a Finlândia não escapará à penalização.
A alteração ao Regulamento Municipal do Alojamento Local vai ser debatido esta quinta-feira na autarquia de Lisboa. O regulamento atual tem rácios de 20% e 10% para as áreas de contenção absoluta e relativa, respetivamente. Proposta do Partido Socialista desce os rácios para 5% e 2,5%, enquanto Carlos Moedas coloca em cima da mesa descidas de 10% e 5%. "Está a ser criado um alarmismo de um possível boom de alojamento local", afirma Eduardo Miranda, presidente ALEP.
"Temos recursos naturais, competências técnicas, um sector estável, ambição política e uma sociedade civil que já percebeu que a transição não é um custo, mas sim vital ao nosso desenvolvimento", sublinhou Nelson Lage no arranque da conferência 'Revolução Energética em Curso', organizada pelo JE.