Capa
Nº 28 | 21 Março 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Special Report MBA
Ensaio

A diretora executiva do The Lisbon MBA Católica| Nova diz ao Jornal Económico que há 25 nacionalidades entre os 145 alunos do consórcio. Só no International MBA, um dos dois programas que ministra, os estrangeiros são quase dois terços. EUA, Índia, Alemanha, Brasil e Angola são os países mais representados. Garantir a liderança em Portugal e crescer nos rankings internacionais da modalidade são objetivos de médio e longo prazo.

A Inteligência Artificial (IA)está presente nas mais variadas formas nos programas das escolas de gestão para os líderes que vão moldar os negócios do futuro. Há novas disciplinas e unidades curriculares, e casos de estudo sobre empresas que conduzem a transformação digital através de IA. A par da exploração de parcerias com tecnológicas para garantir o acesso às últimas ferramentas nos cursos de MBA. Há de tudo.

EUA dominam o mercado mundial de MBA, que inventaram, mas a Europa é a segunda grande potência. Sozinho, o Reino Unido pesa quase tanto como Índia e China juntas.

Existem programas de apoio para que os trabalhadores frequentem MBA. Associada está sempre uma progressão na carreira.

Depois da pandemia, novas perspetivas se abrem à formação avançada em gestão. A procura está a crescer. Em Coimbra, por exemplo, é significativa por parte de estudantes oriundos do Brasil.

O investimento num bom programa de MBA português é avultado. Obriga a ponderação. Tudo depende, no entanto, da ambição e das metas que se pretendem atingir.

A escalada começou em 2013. Portugal tem atualmente quatro cursos nos vários rankings FT: os dois programas do The Lisbon MBA Católica|Nova, o Executive MBA, do Iscte e o Online MBA, da Porto Business School.

Três antigos alunos de programas de MBA conversaram com o JE sobre o papel da formação executiva na aceleração das suas carreiras. Confessam-se satisfeitos com a decisão tomada e o que ela trouxe às suas vidas.

Tive a sorte de tirar o meu MBA aquando do recém-constituído programa conjunto Nova-Wharton.