O grupo Verdelago vai investir 52,5 milhões de euros num hotel de luxo localizado entre a Praia Verde e Altura, no Algarve e que será gerido pela marca Marriott. Este é mais um investimento da empresa portuguesa a juntar aos 270 milhões de euros do projeto Verdelago Resort.
A primeira pedra é lançada esta segunda-feira dia 24 de junho, num investimento que se espera vá contribuir para aumentar a atratividade desta região do Algarve. O hotel, cuja construção estará concluída em 2027, irá gerar mais de 200 postos de trabalhos diretos e conta com 192 quartos, onde se incluiu seis suítes na floresta.
Este investimento inclui também o furo de captação, uma central de dessalinização, o sistema de tubagens, bombas e ligações elétricas, assim como o lago artificial para armazenamento da água e realização de atividades lúdicas, num valor total de dois milhões milhões de euros, naquele que será o primeiro hotel auto sustentável da região algarvia.
A capacidade prevista para a central é de 50m3/hora, para permitir ter um período de funcionamento diurno (mais reduzido), que potencie a utilização da energia produzida pela central fotovoltaica (também em construção), garantindo assim a operação de um sistema verdadeiramente sustentável ao nível energético, que garanta a total autonomia do projeto Verdelago ao nível de produção de água para as suas necessidades de rega dos espaços verdes e reposição da água nas piscinas e lagos.
Recorde-se que o Verdelago Resort é composto 340 unidades residenciais, entre apartamentos, villas e townhouses, construídos em diferentes fases, sendo que atualmente estão já 92 unidades em exploração turística.
Paulo Monteiro, diretor geral de desenvolvimento do Verdelago Resort, salienta que "a construção de um hotel, com a insígnia de uma das marcas mais prestigiadas do grupo Marriott, o maior grupo hoteleiro internacional, representa um enorme investimento para a região, e irá contribuir, tal como a operação turística já em curso no Verdelago, para fomentar a atratividade desta zona do Algarve, que atualmente carece de alojamento de luxo com capacidade para acomodar o crescimento da procura.
O responsável assume que o plano estratégico da empresa tem como grande objetivo criar um dos resorts de referência no sul da Europa, com um conceito de luxo informal e sustentável e atrair mercados emissores de turismo com elevado nível de rendimentos.