Vera Pinto Pereira ocupa atualmente dois cargos dentro da energética EDP, o que fez com que a revista Forbes Portugal colocasse a empresária no segundo lugar da categoria Energia. A gestora é CEO da EDP Comercial e também presidente da Fundação EDP, estando ainda na sétima posição do ranking geral.
No ranking das 55 mulheres portuguesas mais poderosas dos negócios, Vera Pinto Pereira soma um total de 79 pontos, destacando-se então na lista.
É licenciada em economia pela Universidade Nova de Lisboa, onde fez também uma pós-graduação na mesma área, e tem um MBA da INSEAD. Mais recentemente, em 2021, fez parte do Executive Education Program da Harvard Business School.
Vera Pinto Pereira lançou-se no mundo empresaria na Mercer Managing Consulting, onde esteve entre 1996 e 1999. Aquando da sua saída, manteve-se no ramo da consultoria, na Innovagency Consulting.
A saída da consultora deu-se em 2003, quando se mudou para o ramo das telecomunicações. Neste ano, assumiu a função de diretora na TV Cabo Portugal (atualmente NOS) e posteriormente liderou os serviços de televisão da MEO.
Esteve nesta operadora durante seis anos, tendo, entretanto, assumido projetos para o desenvolvimento do negócio da MEO. Ficou na empresa até dezembro de 2013, quando se virou para o ramo dos media, na Fox Networks Group, onde assumiu o cargo de vice-presidente ibérica.
A empresária chegou à EDP em abril de 2018, quando foi convidada para presidir ao conselho de administração executivo da energética. Nesse mesmo ano foi nomeada membro do conselho de administração da EDP Comercial, onde lidera o negócio de solar descentralizado a nível mundial, e foi ainda convidada para se tornar membro do conselho de administração da EDP Espanha.
Em 2019 tornou-se membro do conselho da EDP Renováveis e, mais recentemente, em 2021, subiu ao conselho da EDP Brasil e foi nomeada presidente do conselho de administração da Fundação EDP.