Skip to main content

Vanguard escolhe Henrique Silva da Norfin para substituir Alexandre Berda como CEO

O Jornal Económico apurou que Alexandre Berda decidiu deixar a presidência da Vanguard Properties e recrutou para o cargo, Henrique Rodrigues da Silva, atual COO (Chief Operating Officer) da Norfin, empresa do grupo Arrow Global, que é uma das principais sociedades gestoras de investimentos imobiliários em Portugal.

Cerca de quatro meses depois da saída de José Cardoso Botelho e da entrada de Alexandre Berda para a liderança da Vanguard Properties, eis que a promotora imobiliária – que em novembro de 2019 comprou os ativos imobiliários do Fundo de Investimento Imobiliário Fechado da Herdade da Comporta por 157,5 milhões de euros – vai voltar a mudar de liderança.

O Jornal Económico apurou que Alexandre Berda decidiu deixar a presidência da Vanguard Properties e recrutou para o cargo, Henrique Rodrigues da Silva, atual COO (Chief Operating Officer) da Norfin, empresa do grupo Arrow Global, que é uma das principais sociedades gestoras de investimentos imobiliários em Portugal.

A promotora de imobiliário de luxo que inclui projetos como Castilho 203, Infinity Tower, e o empreendimento de luxo Terras da Comporta vai assim ser liderada pelo atual administrador executivo da empresa da Arrow Global, que, tal como foi noticiado, está a analisar os ativos turísticos da Vanguard Properties – o Dunas e o Torre –, ambos englobados nas Terras da Comporta, que foram postos à venda com a assessoria financeira da Alantra.

Alexandre Berda  filho de Claude Berda, acionista do grupo, que morreu no passado dia 19 de dezembro, tinha assumido a liderança da Vanguard a 10 de setembro do ano passado, o que foi, na altura, descrito como uma transição natural e orgânica e com a promessa de quer optimizar os investimentos em Portugal e focar-se no residencial, por isso pôs à venda alguns dos ativos turísticos e hoteleiros. Recorde -se que a promotora imobiliária de luxo de Claude Berda contratou a assessora financeira Alantra para vender ativos turísticos.

Entre os ativos turísticos que a Vanguard tem à venda, através da Alantra, estão alguns lotes turísticos e hoteleiros do Torre e do Dunas.

A Vanguard está a vender alguns lotes do Torre, nomeadamente parte da área turística e hoteleira do projeto turístico na Comporta que prevê dois hotéis de luxo e 171 Branded Residences.

A Vanguard disse que pretende focar-se nos lotes residenciais do Torre, cuja infraestrutura está terminada e mais tarde no Dunas.

A Vanguard é dona do Terras da Comporta  que é composto pelos empreendimentos Comporta Dunes e Comporta Links e abrange cerca de 1.380 hectares de área, entre edificações e floresta.

A Vanguard Properties detém atualmente dois campos de golfe principais, ambos integrados no megaprojeto Terras da Comporta:
Dunas Golf Course: Inaugurado em outubro de 2023, é um percurso de 18 buracos desenhado por David McLay-Kidd. É amplamente premiado, tendo sido eleito o "Melhor Campo da Europa" e o "Mais Sustentável do Mundo" nos World Golf Awards; e o Torre Golf Course, inaugurado na segunda metade de 2025, foi desenhado pelo campeão do Masters, Sergio García. Recebeu recentemente a distinção de "Melhor Novo Campo de Golfe do Mundo" nos World Golf Awards de 2025.

Na altura o porta-voz da Vanguard, Duarte Zoio, disse que queriam "concentrar recursos no desenvolvimento de empreendimentos estruturantes, como o Dunas, Torre e o Foz do Tejo, bem como noutros projetos de referência que reforçam o posicionamento da Vanguard Properties como um dos principais promotores imobiliários em Portugal”.

A promotora imobiliária, para além da Terras da Comporta (Dunas e Torre), tem o Muda Reserve (aldeia), os empreendimentos Foz do Tejo, Tomás Ribeiro 79, Lisboete, Terraços do Monte, Riverbank, Lapa One. Todos ou em construção ou por construir.

Depois tem ainda o Casas do Sal e White Shell já construídos e em fase de venda.