Skip to main content

Turismo em Portugal a caminho de ano recorde em 2023

O WTTC, um fórum empresarial mundial da indústria de viagens e turismo, prevê que Portugal ultrapasse os picos turísticos de 2019. E prevê que país contribua com 40,4 mil milhões de euros para a economia neste ano.

A indústria de viagens e turismo em Portugal Turismo deverá registar seu melhor desempenho de sempre este ano, superando os picos de 2019, segundo o mais recente relatório do WTTC, um fórum empresarial mundial da indústria de viagens e turismo.

De acordo com o WTTC, a indústria do turismo de Portugal contribuirá com cerca de 40,4 mil milhões de euros para a economia em 2023. Em contraste, no seu auge em 2019, a economia do turismo de Portugal gerou cerca de 40,1 mil milhões de euros.

O WTTC dá ainda conta de que a criação de empregos na indústria do turismo em Portugal: prevê que cerca de 30 mil empregos serão criados este ano. No total, a indústria deverá empregar cerca de 950 mil pessoas em Portugal este ano.

"O sector de viagens e turismo em Portugal está a recuperar fortemente com uma elevada procura de visitantes. O futuro do setor é muito otimista. Até o final deste ano, a contribuição do sector ultrapassará os níveis de 2019 e, na próxima década, o crescimento ultrapassará o PIB nacional e criará 248 mil novos empregos, representando um em cada quatro empregos”, diz Julia Simpson, presidente e CEO do WTTC.

O relatório do WTTC acrescenta que têm sido anos de crescimento constante para a indústria de viagens em Portugal. No ano passado, a contribuição do setor para o PIB cresceu 61,6%, atingindo quase 38 mil milhões de euros, cerca de 15,8% do PIB do país. E avança que, no ano passado, o sector registou importantes avanços no crescimento do emprego na indústria de viagens em Portugal, com cerca de 83 mil novos empregos adicionados para atingir 921 mil empregos no total. Os últimos relatórios do WTTC mostram que o sector já recuperou para mais de 90% do nível pré-pandémico de empregos.

O fluxo de turistas internacionais para Portugal também recuperou significativamente, com Espanha a liderar como fonte de visitantes internacionais para Portugal com 16%, seguindo-se a França com 12%, Reino Unido com 11% e Alemanha e EUA, ambos com 8%, refere o WTTC.

Já a despesa global dos visitantes internacionais em Portugal em 2022 contribuiu com 21,7 mil milhões de euros para a economia do país, representando um crescimento homólogo de 80,4%, sendo que os gastos no ano passado ficaram apenas 7,7% abaixo dos picos de 2019, diz o WTTC.

Turismo vai valer mais de um quinto da economia portuguesa até 2033

O WTTC prevê ainda mais boas notícias na próxima década para Portugal. A contribuição do PIB relacionada com o turismo do país pode aumentar em 2033 para 56,4 mil milhões de euros ou 21,1% do PIB português. E projeta que mais de 1,2 milhões de pessoas serão empregadas pela indústria do turismo de Portugal em todo o país, o que equivaleria a cerca de uma em cada quatro pessoas a trabalhar no sector.