Skip to main content

"Trump acobarda-se sempre" ou como a Nvidia atinge valor recorde à boleia do TACO

O que começou por ser uma piada em Wall Street tornou-se no pensamento dominante nos mercados, provocando uma vaga de otimismo, sempre com a esperança que Trump não cumpra as suas promessas.

O que começou por ser uma piadola em Wall Street está a dar cartas entre os investidores nos mercados, que já não levam a sério as ameaças do presidente norte-americano em relação às tarifas.

A expressão TACO, ou Trump Always Chickens Out, isto é, Trump acobarda-se sempre, ganhou vida; ou seja, os mercados estão a ignorar os anúncios do presidente dos EUA sobre as tarifas alfandegárias.

A Nvidia fez história na quarta-feira ao atingir uma capitalização bolsista de 4 biliões de dólares (sim, leu bem, não há erros; são trillion - 3,4 biliões de euros), tornando-se na primeira cotada a nível mundial a atingir este registo.

Desde abril, quando atingiu mínimos históricos, disparou mais de 70%, recuperando do susto inicial das tarifas de Donald Trump e beneficiando precisamente do pensamento TACO.

Questionado recentemente na Casa Branca por um jornalista sobre o que pensa da expressão, Donald Trump mostrou-se indignado: "Nasty" ("nojenta"), disparou.

A procura mundial por inteligência artificial (IA) e pelos chips da Nvidia, que vão alimentar esta nova vaga, são responsáveis pelo disparo na capitalização, com a ação a atingir os 164 dólares, um novo máximo.

"Começou por ser um fabricante de chips para jogos, depois um fabricante de chips para a mineração de criptomoedas e agora é um fabricante de chips para a inteligência artificial. Continua a avançar e a ser um claro vencedor da inteligência artificial", disse o analista Art Hogan, da B Riley Wealth, citado pela "Reuters".

A primeira vez que atingiu 1 bilião de dólares de capitalização foi em junho de 2023, tendo triplicado a valorização no espaço de um ano, deixando para trás a Apple e a Microsoft, as duas únicas cotadas em Wall Street que valem mais de 3 biliões.

A Microsoft é a segunda mais valiosa, valendo 3,75 triliões de dólares, com a ação a valer mais de 500 dólares.

O pensamento TACO é uma vaga de otimismo que tem combatido o pessimismo reinante nos mercados e na economia mundial desde que Trump assumiu o cargo.

Nos últimos dias, têm surgido novas ameaças, com mais tarifas no horizonte a partir de 1 de agosto, o que pode levar a Nvidia e Wall Street a sofrer de novo.

"A questão-chave agora é o que acontece a partir daqui. Pode parecer estranho para uma empresa que superou esta marca, mas a Nvidia ainda é atrativa", disse Matt Britzman, da Hargreaves Lansdown, citado pela "Sky News". "Para os investidores, continua a ser uma forma atraente de ganhar exposição à vaga de IA, não só como participante, mas como um dos seus arquitetos."

A Nvidia está a pesar mais de 7% no S&P 500, sendo a cotada com mais peso, acima da Apple (7%) e da Microsoft (6%).

A empresa vale mais do que as bolsas do Canadá e do México e supera o valor de todas as empresas cotadas no Reino Unido.

A companhia atingiu receitas de 44 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, um disparo de quase 70% face ao ano anterior. Para o segundo trimestre, espera receitas de 45 mil milhões de dólares.