Três meses depois de ter anunciado um acordo não vinculativo para a compra de uma empresa de serviços de tecnologias da informação (“TI”) “rentável em Portugal, a empresa dinamarquesa Wirtek confirmou a conclusão do processo de compra da tecnológica, levantando o véu sobre a identidade da nova aposta. Trata-se da Pragmasoft, uma empresa de soluções de software sediada em Senhora da Hora, Matosinhos.
A integração da empresa fundada em 2001 por Humberto Ferreira insere-se na estratégia de aposta da tecnológica de Aalborg no campo das soluções para o sector da energia, explica a Wirtek em comunicado, segundo a qual o preço final da operação situar-se-á entre 1,22 milhões de euros (9,1 milhões de coroas dinamarquesas / DKK) e dois milhões de euros (15 milhões de DKK).
“A Wirtek adquire uma empresa de serviços de TI estável e reconhecida, com fortes competências no sector da energia, bem como produtos recém-desenvolvidos, que nós, sob a alçada da Wirtek, podemos rapidamente introduzir no mercado e que nos darão vantagens competitivas a relativamente curto prazo, tornando-nos ainda mais únicos no mercado”, explica Michael Aaen, CEO da Wirtek, citado num comunicado emitido no dia 18 de julho.
Do lado da Pragmasoft, Humberto Ferreira, CEO da empresa, explica “a fusão da Pragmasoft com a Wirtek” como “uma combinação oportuna e complementar”.
“Sob a alçada da Wirtek, a Pragmasoft pode internacionalizar a sua carteira de clientes muito mais rapidamente e acrescentar valor às operações da Wirtek desde o primeiro dia. A nossa equipa local em Portugal será ainda mais reforçada, tornando-se um motor de crescimento para a Wirtek, ao mesmo tempo que apresenta perspetivas futuras promissoras tanto para a nossa equipa como para os clientes existentes”, continua Humberto Ferreira, segundo o qual a empresa que fundou “sempre teve no seu core a energia”.
A crescente aposta no sector das energias renováveis foi enfatizada por Michael Aaen em março, aquando da apresentação do relatório anual de resultados, que “destacou a oportunidade de crescimento substancial do sector da energia” para o negócio que lidera.
Ainda sobre o negócio, cujo processo de aquisição termina em 1 de agosto deste ano, o pagamento da aquisição será em numerário e ações da Wirtek, dividido em pagamentos fixos, num total de 1,22 milhões de euros (9,1 milhões de coroas dinamarquesas) com início na data efectiva, consistindo em 0,96 milhões de euros (7,1 milhões de DKK) em numerário e 0,26 milhões de euros (dois milhões de DKK) em ações da Wirtek avaliadas em 10,77 DKK por ação, e, também, em pagamentos decididos por um acordo de earn-out em vigor até 31 de dezembro de 2026.
Quanto ao earn-out, o pagamento está dependente das receitas e dos resultados brutos da Pragmasoft LDA até 31 de dezembro de 2026, ressalva o comunicado. O acordo prevê um valor-alvo de 0,52 milhões de euros (3,9 milhões de DKK), sendo os pagamentos serão entre 0 EUR e um máximo de 0,78 milhões de EUR (5,8 milhões de DKK), com pagamentos 50% em dinheiro e 50% em ações com base no valor de mercado no momento do pagamento.
Assim, o preço final de compra da Pragmasoft pela Wirtek situar-se-á entre 1,22 milhões de euros (9,1 milhões de DKK) e dois milhões de euros (15 milhões de DKK), acrescenta o mesmo comunicado, que esclarece que a parte compradora garante a aquisição de lucros retidos na Pragmasoft acima de 1,11 milhões de euros (8,3 milhões de DKK).
Fundada em 2001, a Wirtek, cotada no Nasdaq First North Growth Market desde 2006, reportou, em março, uma receita de 70,4 milhões de coroas dinamarquesas (cerca de 9,44 milhões de euros) e um EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 6,3 milhões de coroas dinamarquesas.