A experiência foi entre o Guincho e a serra de Sintra e serviu para experimentar um chassis de um SUV lançado há dois anos e que vem recebendo melhorias. A ideia foi ver até que ponto a tecnologia consegue superar as dificuldades humanas, mais concretamente na escalada. E a superação foi relativamente fácil para o Tarraco FR, que se apresentou com uma suspensão de afinação desportiva, com tração integral e um sistema de controlo adaptativo de chassis. A única função foi deslizar o seletor na consola central e deixar que as câmaras do veículo analisassem a envolvente, nomeadamente o pavimento arenoso com muito calhau rolado e alguns grandes pedregulhos. O trajeto escolhido obrigou a suspensão a aplicar-se e a usar toda a tecnologia disponível. Mesmo em descidas acima dos 10 graus, o controlo de tração eletrónica saiu impecável do teste. Claro que os participantes nesta experiência não irão repeti-la com um Tarraco próprio, pois o receio de provocar danos é grande, mas a verdade é que nenhuma das viaturas sofreu acidentes, e apenas os ocupantes tiveram alguns sustos perante a dificuldade do terreno. Relevante, acima de tudo, foi verificar que a gestão do binário entre os dois eixos foi conseguida e ficámos a pensar se não seria possível uma experiência ainda mais radical.