Skip to main content

Sporting CP foi a equipa que mais se valorizou esta época fora das "Big5"

Os "leões" entram no restrito grupo de nove clubes que mais valorizaram desde o início da época. Oito destes emblemas jogam em quatro das cinco maiores ligas da Europa. Desta lista, o Sporting CP foi um dos que menos investiu para chegar a este resultado.

O Sporting CP foi a equipa que mais valorizou fora das cinco maiores ligas europeias, as "Big5", de acordo com os números do site "Transfermarkt" relativamente ao crescimento do valor de mercado das equipas europeias desde o início da temporada. O líder da Liga portuguesa posiciona-se no nono lugar a nível europeu, sendo apenas suplantado por equipas alemãs, italianas, inglesas e um clube espanhol.

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/sporting-cp-lider-da-liga-ja-valorizou-100-milhoes-de-euros-esta-temporada/

Entre as quatro equipas mais valiosas da Liga, os "leões" foram a equipa que mais viu crescer o seu valor de mercado desde o início da época, de acordo com os números do site "Transfermarkt", que serve de termómetro para a avaliação dos passes dos futebolistas.

A equipa liderada por Rúben Amorim, que partiu para esta temporada como o "grande" menos valioso, registou um crescimento no valor de mercado de praticamente 100 milhões de euros, de 229,9 milhões para 329,3 milhões de euros, uma apreciação de 43,2%.
Com essa valorização, o Sporting (que arrancou a época 127 milhões de euros abaixo da avaliação do SL Benfica e 70 milhões atrás da avaliação do FC Porto), conseguiu suplantar os "dragões" em quase 50 milhões de euros e ficou a apenas 30 milhões de euros de igualar a valorização do plantel das "águias".
Se em Portugal os "verde-e-brancos" foram os autênticos "campeões" da valorização, na Europa, o líder da Liga posicionou-se como o nono plantel que mais cresceu no valor de mercado, só suplantado por clubes da La Liga, Bundesliga, Serie A e, claro, a Premier League. Nenhum clube da Ligue 1 conseguiu entrar neste campeonato da valorização.
 
Quarto mais poupado entre os que mais valorizaram
Entre os nove que mais cresceram no valor de mercado, o Sporting CP foi o quarto emblema que menos dinheiro investiu no plantel para chegar a este resultado. A SAD de Alvalade gastou 59,9 milhões de euros para atingir um crescimento na valorização de 99,4 milhões de euros. Só Girona, Estugarda e Bolonha investiram menos que o líder português.
Note-se que o Bayer Leverkusen, líder da Bundesliga com uma vantagem alargada sobre o Bayer Munique de 16 pontos, foi o clube europeu que mais valorizou, com um crescimento de 160 milhões na valorização, para 594,5 milhões de euros. O VfB Estugarda, terceiro classificado da Bundesliga, viu o seu plantel valorizar 149 milhões de euros, para 277,90 milhões de euros. O Girona, terceiro classificado na La Liga, foi o terceiro plantel mais valorizado esta temporada: mais 137,5 milhões de euros, para 246,8 milhões. Inter de Milão, Liverpool, Manchester City, Bolonha, Crystal Palace são as outras equipas deste grupo restrito.
 
Catamo a valorizar 1.200%
A explicação para este crescimento na valorização do plantel do Sporting CP encontra-se seguramente nos cinco jogadores dos "leões" que se encontram entre os 13 que mais valorizaram na Liga desde o início da época, também segundo o site "Transfermarkt".
E precisamente nessa 13ª posição está o herói do "dérbi" cujo desfecho poderá ter sido um passo muito importante para a conquista do título nacional por parte do clube de Alvalade: o moçambicano Geny Catamo, cujo passe estava avaliado em 600 mil euros no início da época, encontra-se agora com um passe cotado nos oito milhões de euros, uma subida de 1.233,3%.
O defesa central internacional português Gonçalo Inácio foi o sétimo jogador que mais viu crescer o seu valor de mercado: passou de 30 milhões para 40 milhões, uma subida de 33,3%. O seu parceiro da linha defensiva, o costa marfinense Ousmane Diamond, que valia 10 milhões de euros em agosto do ano passado, vale agora mais 30 milhões de euros, uma subida assinalável de 300%.
No meio-campo encontra-se o quarto jogador da Liga que mais valorizou: o dinamarquês Morten Hjulmand, avaliado agora em 30 milhões de euros, mais 15 milhões do que valia no início da época, uma subida do valor do passe de 100%. Já o rei das valorizações na Liga é o inevitável Viktor Gyokeres: o melhor marcador da Liga viu o seu passe valorizar 42 milhões de euros, para 55 milhões de euros, uma subida de 323,1%.