Skip to main content

Sonae e Telefónica lançam plataforma para acelerar requalificação profissional na Europa

A plataforma, desenvolvida pela Sonae e pela Fundación Telefónica, vai inicialmente ser implementada em Portugal e Espanha, mas está aberta a todas as empresas e entidades. Segundo Cláudia Azevedo, CEO da Sonae, contribuirá para aumentar a competitividade empresarial e a economia europeia.

A portuguesa Sonae, a espanhola Fundação Telefónica e a European Roundtable for Industry (ERT), associação que ambas integram, lançam esta quinta-feira, 17 de outubro, uma plataforma de requalificação profissional, que tem como meta ajudar a requalificar os 20 milhões de europeus que precisam de se manter empregáveis.

A plataforma NCN – New Career Network by R4E vai inicialmente ser implementada em Portugal e Espanha, mas está aberta a todas as empresas e entidades. Através dela, Sonae, Fundación Telefónica e ERT pretendem criar um ecossistema que junta candidatos, empresas e entidades formadoras.

“A plataforma NCN pretende apoiar as pessoas nesta sua evolução pessoal e profissional, disponibilizando uma oferta formativa de entidades reconhecidas e oportunidades de trabalho reais após a conclusão da formação”, explica Cláudia Azevedo, CEO da Sonae. Acrescenta: “Ao juntar na mesma plataforma todo o ecossistema, estamos a contribuir para a competitividade das empresas e da economia europeia, bem como para a qualidade de vida das pessoas”.

A oferta formativa disponibilizada na New Career Network by R4E inclui 39 cursos de diversas entidades, em áreas como digital, agricultura, indústria e saúde, data science e inteligência artificial, data analystsoftware development, programação full stack, UX/UI design, cibersegurança, quality assurance, especialista em automação, robótica e controlo industrial, auxiliar de ação médica, eletromecânico de manutenção industrial ou operador agrícola especializado.

A oferta inclui ainda cursos do IEFP – PRO_MOV, iniciativa no âmbito do R4E em Portugal que junta empresas e Estado com o objetivo de ajudar na requalificação das pessoas para os empregos de futuro.

As formações são ministradas por entidades como a Code for All, Escola 42, TechOf, Le Wagon, Ironhack, Porto Tech Hub e ISQ.

Até ao final do ano, a ambição é, adianta a Sonae, “dinamizar a criação de um verdadeiro ecossistema de requalificação, gerando ainda mais oportunidades de formação e de saída profissional aos candidatos e aos já “graduados”, bem como captando empresas e entidades formadoras.