Skip to main content

Rosália Teixeira, administradora da Porto Editora, é a 17ª mais poderosa nos negócios

Acionista e presidente do conselho de administração do grupo Porto Editora, Rosália Teixeira tem um património avaliado em mais de 440 milhões de euros. É a 17ª mulher mais poderosa nos negócios em Portugal.

Rosália Teixeira, 89 anos, uma das mulheres mais ricas de Portugal, herdou a Porto Editora, empresa que o seu marido, Vasco Teixeira, tinha fundado em 1944 com um grupo de académicos. Mantêm-se ativa, como presidente do Conselho de Administração, tendo os seus três filhos, Vasco Teixeira, Graciete Teixeira e José Teixeira, como CEO das várias áreas de negócio.

Hoje o grupo, além da casa-mãe, acumula empresas como a Areal, a Assírio, a Bertrand, a Circulo de Leitores, a Wook, a Plural Editores Moçambique, Plural Editores Angola e a Livros do Brasil.   

Todas as participações familiares estão concentradas na holding Urgabesta, onde Rosália Teixeira detém 65% do capital e o restante está distribuído pelos filhos e por ações próprias. Com um património avaliado em mais de 440 milhões de euros, Rosália Teixeira é uma das empresárias mais poderosas do panorama nacional.  

A revista Forbes Portugal (da Media9Par, grupo detentor do JE) publicou o seu ranking na edição de junho/julho que está agora em banca. Ao longo do mês de agosto, o Jornal Económico vai publicar a lista das 21 mulheres que integram os lugares cimeiros nesta lista.