Skip to main content

Ribeiro Mendes e Costa Pinto candidatam-se à Associação Mutualista, contra Tomás Correia

Ribeiro Mendes anunciou que lidera a lista que se apresenta a eleições no dia 7 de dezembro e convidou Costa Pinto para o Conselho Geral.

O atual administrador da Associação Mutualista Montepio Geral, Fernando Ribeiro Mendes, apresentou esta quarta-feira formalmente a candidatura a presidente da associação para as eleições de 7 de dezembro. Afirmou-se como candidato a convite dos subscritores do manifesto "União e Confiança" (anti-Tomás Correia) e anunciou João Costa Pinto para encabeçar a candidatura ao Conselho Geral. Não foram adiantados outros nomes desta lista, que deverá concorrer contra uma lista liderada ou pelo menos apoiada por António Tomás Correia, que está à frente da Associação Mutualista desde 2008.

A lista liderada por Ribeiro Mendes aponta como "objetivo essencial" a "reconstrução da confiança associativa e junto dos parceiros fundamentais - o governo, o parlamento, os reguladores da atividade económica e as entidades da economia social".
"Não há associados de primeira e de segunda no Montepio e ninguém deve ficar de fora ou alheio a um tal cerrar de fileiras", disse. Defende, assim, que a "união e confiança para o futuro" exigem novas equipas de governo da Associação, "cuja credibilidade seja inatacável".

Os candidatos aos órgãos sociais "deverão dar garantias de idoneidade, ter um perfil profissional adequado e robusto, assegurando ainda a diversidade de género, de opinião, regional e socioprofissional, num quadro de solidariedade mutualista total", diz, numa velada crítica a Tomás Correia, que chegou a ser constituído arguido em processos relacionados com negócios imobiliários.

Ribeiro Mendes disse mesmo que "na futura administração, os eleitos devem ainda cumprir cabalmente os critérios de idoneidade e de adequação profissional exigíveis para o registo prévio junto da Autoridade de Supervisão dos Seguros".

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico