É uma rede social? É um fórum? Um agregador de notícias? OReddit é isso tudo eWall Street está animada com a operação que se avizinha. É a primeira rede social a estrear-se em bolsa desde a Pinterest, em 2019.
As finanças da empresa vão ganhar agora mais moderação: prepara uma oferta pública inicial (IPO) que avalia a companhia em 6,4 mil milhões de dólares (10 mil milhões em 2021). Oobjetivo é levantar quase 750 milhões de dólares com a venda de 22 milhões de ações.
Fundada há 19 anos, a companhia, que conta com 73 milhões de utilizadores diários ativos, nunca registou lucros. Alias, registou perdas de 91 milhões de dólares em 2023, uma melhoria face aos 159 milhões registados um ano antes. Todavia, as receitas subiram 20% em 2023, para 804 milhões de dólares, um recorde, com as vendas a aumentarem e tem como objetivo novos negócios, incluindo licenciar dados a companhias de Inteligência Artificial (IA).
“AReddit precisa de um pontapé no rabo para tornar-se rentável”, disse Tom Sossnof, acionista da empresa, à “CNBC”, aplaudindo a entrada em bolsa, considerando que vai obrigar a companhia a mudar.
A oferta inclui ações para alguns ‘redditors’, os utilizadores, e também para os moderadores dos fóruns, uma mudança face aos IPO tradicionais, onde as ações iniciais são vendidas a investidores institucionais e a gestores de fundos que depois negoceiam as ações em mercado.
Por regra, os investidores institucionais tendem a manter as ações mais tempo do que os investidores individuais de retalho, que têm a tendência de vender mais rapidamente, o que pode pressionar em baixa o preço. A empresa já avisou que a participação dos ‘redditors’ nesta oferta pode aumentar a volatilidade do preço da ação, não estando sujeitos a um período de lock-up.
E onde estão as oportunidades de crescimento para a companhia?
“A empresa vê uma oportunidade no sector da publicidade, onde ainda se encontra numa fase inicial de desenvolvimento. De acordo com a administração, os anunciantes iriam ver oportunidades únicas para chegar a um grupo específico de utilizadores, ausente em qualquer outro lugar. Esta poderá ser uma área particularmente importante, dada a melhoria da situação macroeconómica global, que trará naturalmente maiores orçamentos de publicidade para as grandes empresas. Mas isso não é tudo, pois o Reddit também está a tentar apanhar a tendência relacionada com a inteligência artificial”, disse ao JE o analista Vítor Madeira da XTB.