Skip to main content

Patrick Müller-Sarmiento: “Conceito dos centros comerciais vai mudar bastante”

O especialista mundial da consultora Roland Berger em consumo e vendas a retalho considera que os consumidores não vão retomar todas as rotinas de compras físicas anteriores à pandemia da Covid-19, porque vão continuar a fazer as encomendas online a que se habituaram durante os meses de confinamento. Prevê, por isso, que o conceito de centro comercial como o conhecemos “não vá ter muitas histórias de sucesso”.

Aadaptação dos hábitos de consumo ao padrão das vendas online foi feita durante os 12 meses em que o mundo confinado teve de encontrar alternativas ao encerramento de boa parte das lojas tradicionais e dos centros comerciais. O especialista mundial da consultora Roland Berger, Patrick Müller-Sarmiento, considera que “o mundo não retomará os padrões de consumo anteriores à pandemia”, e prevê que “o próprio conceito dos centros comerciais tradicionais vai mudar muito”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico