Skip to main content

Müller-Sarmiento “Pandemia ‘instalou’ hábito de e-commerce”

O regresso à vida mais normal, com o fim do confinamento, não vai eliminar os novos hábitos de compras online, nem pode travar as encomendas feitas por telemóvel, adverte o especialista mundial da consultora Roland Berger, Patrick Müller-Sarmiento, que, em entrevista exclusiva ao JE, aconselha os gestores das redes de retalho a investirem em plataformas digitais eficientes e ágeis, porque a sua sobrevivência futura dependerá da forma como estiverem próximos do cliente, à distância de um clique no telemóvel.

Patrick Muller-Sarmiento, 47 anos, de ascendência alemã e colombiana, ex-CEO do grupo retalhista alemão que geria a rede de hipermercados Real – vendida pelo Grupo Metro, em junho de 2020, ao Grupo SCP, numa opção estratégica do Grupo Metro para poder concentrar a sua atividade no segmento grossista –, lidera agora o sector de produtos de consumo e retalho na Roland Berger a nível mundial, tendo agendada uma próxima ronda de contactos com grupos do sector que operam em Portugal, na qual apresentará novos modelos de negócio adequados à fase da pós-pandemia. Este gestor é um profundo conhecedor do mercado nacional, pois trabalhou em Portugal a acompanhar os grandes grupos de consumo e retalho durante seis anos, antes de ter sido CEO da rede de hipermercados Real na Alemanha.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico