Skip to main content

Os grandes desafios do país e da lusofonia vão estar hoje em debate

Jornal Económico comemora o sexto aniversário com uma grande conferência no ISEG, em Lisboa, que junta personalidades da economia, da política e das empresas do mundo lusófono. Siga em direto na JETV.

O Jornal Económico comemora esta sexta-feira, 16 de setembro, o seu sexto aniversário. Para assinalar a efeméride, vamos promover uma grande conferência, no ISEG, para debater os grandes desafios de Portugal e da Lusofonia. Incluindo os temas que selecionamos como cruciais na análise que fazemos nesta edição especial e que pode ler nas páginas que se seguem.

O evento terá lugar a partir das 8h45, no auditório CGD do ISEG, na rua do Quelhas, em Lisboa, com uma intervenção de abertura a cargo de Clara Raposo, presidente da instituição de ensino e anfitriã da conferência. O primeiro painel terá como tema “Portugal, a Europa e a Transição Climática e Energética”, contando com as participações do economista e ex-ministro Eduardo Catroga, Nuno Lacasta (presidente da Agência Portuguesa do Ambiente), Vera Eiró (professora universária e presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), João Manso Neto (CEO da Greenvolt) e Pedro Norton (CEO da Finerge). Este painel será moderado por André Cabrita Mendes, subdiretor do Jornal Económico.

Segue-se uma entrevista em palco com Gonçalo Saraiva Matias, o novo presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que será conduzida por Nuno Vinha, subdiretor do Jornal Económico. O tema desta conversa será “O Inverno vem aí: como lidar com a crise demográfica?”.

O painel seguinte terá como tema as oportunidades que o atual momento da economia global traz para o conjunto dos países da Lusofonia. Carlos Feijó (antigo ministro de Estado e ex-Chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola), Martins da Cruz (embaixador e ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal), Pedro Reis (antigo ptresidente do AICEP), Marta Mariz (economista e ex-administradora da SOFID) e Alberto Galhardo Simões (sócio da CMS Portugal) serão os oradores desta conversa moderada por Ana Cáceres Monteiro, editora do JE.

Os dois últimos paineis vão abordar questões relacionadas com o futuro de Portugal. Primeiro, Eurico Brilhante Dias (PS) e Joaquim Miranda Sarmento (PSD) debatem o que deverá ser o Orçamento do Estado para o próximo ano, com moderação de Nuno Vinha. E, por fim, no painel “Portugal em 2023” vamos debater os grandes desafios do país, com as participações de António Mendonça (bastonário da Ordem dos Economistas), Cristina Casalinho (ex-presidente do IGCP), Paulo Macedo (CEO da Caixa) e Vítor Bento (presidente da APB.

A conferência de aniversário do Jornal Económico será transmitida em direto no JE TV, através do site e das redes sociais do Jornal Económico (www.jornaleconomico.pt).

Conheça o programa completo na última página desta edição. 

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico