Skip to main content

O novo livro de um dos maiores pensadores globais

"A Máfia dos Bombardeiros” é o novo livro do jornalista Malcolm Gladwell, autor de “Blink!” e “Outliers”, que escreve agora sobre a guerra, o uso de tecnologias e os seus dilemas morais, a partir da história de um grupo de aviadores obsessivos que provocou a noite mais longa e letal da II Guerra Mundial, com o bombardeamento de Tóquio.

"A Máfia dos Bombardeiros” é o novo livro do jornalista Malcolm Gladwell, autor de “Blink!” e “Outliers”, que escreve agora sobre a guerra, o uso de tecnologias e os seus dilemas morais, a partir da história de um grupo de aviadores obsessivos que provocou a noite mais longa e letal da II Guerra Mundial, com o bombardeamento de Tóquio.

O autor investiga o nascimento dos ataques aéreos de precisão, que culminaram nas chamadas “bombas inteligentes” e nos atos de precisão com drones mortíferos, como aconteceu no Iraque, Afeganistão e, agora, na Ucrânia. Uma ironia, já que os criadores deste tipo de guerra, na década de 40, queriam salvar vidas.
Malcolm Gladwell, nomeado uma das 100 pessoas mais influentes pela revista “Time” e um dos maiores pensadores globais pela “Foreign Policy”, relembra que, antes da II Guerra Mundial, muitos militares não acreditavam que o avião pudesse mudar o rumo de um conflito. Mas um grupo de aviadores idealistas, “A Máfia dos Bombardeiros”, levantou a questão: “E se um avião de precisão destruísse pontos vitais na posição do inimigo e tornasse assim a guerra menos letal?” Quando essa nova crença no poder aéreo é posta à prova, os resultados são muito diferentes do esperado. Mas a “máfia” mantém sua convicção e leva-a às últimas consequências na guerra no Pacífico.

O general Haywood Hansell insiste na estratégia do bombardeio de precisão no Japão, mas acaba por ser substituído pelo general Curtis LeMay. De um pragmatismo brutal e avesso a idealismos, LeMay ordena o cancelamento do plano de lançar bombas de precisão e ordena o ataque que custou a vida a mais de 100 mil civis japoneses.

O bombardeio incendiário arrasou Tóquio, mas acelerou a rendição do Japão e talvez tenha poupado centenas de milhares de vidas ao evitar a invasão do país pelos americanos. Mas será que valeu a pena?
Malcolm conta também a história de um génio holandês que, sozinho, em casa, construiu um computador, de um grupo de químicos pirómanos da Universidade de Harvard e de um piloto brilhante que entoava canções à sua tripulação. Nesta história de inovação e de obsessão, Gladwell interroga-se: “O que acontece quando a tecnologia e as boas intenções entram em conflito em tempo de guerra? E qual é o preço a pagar pelo progresso?”

Malcolm Gladwell é autor de seis bestsellers mundiais, todos editados pela Dom Quixote, incluindo “Outliers – A História do Sucesso”, “Blink, A Chave do Sucesso”, “Falar com Desconhecidos”, e “David e Golias”.
Os seus livros estão publicados em mais de 35 países e venderam mais de 20 milhões de cópias.
Malcolm Gladwell nasceu em Inglaterra, cresceu no Ontário rural e vive em Nova Iorque. É cofundador e presidente da Pushkin Industries, uma empresa produtora de audiobooks e de podcasts.
Recentemente, o jornalista esteve no centro de uma polémica, acusado de hipocrisia por ter criticado o teletrabalho apesar de ele próprio trabalhar em casa há muitos anos.

No podcast “Diário de um CEO”, Gladwell disse que “uma recessão provavelmente empurrará os ‘sentados de pijama’ para o regresso ao escritório”. Malcolm Gladwell disse ao apresentador Steven Bartlett que os funcionários “necessitam de ir ao escritório para ter uma sensação de pertença novamente e sentirem-se parte de algo maior”.

“É muito difícil alguém sentir-se necessário quando está fisicamente desconectado”, considerou, acrescentando que “as organizações travam uma batalha para levar as pessoas de volta ao escritório”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico