Como é que se pode avaliar o futebol nacional enquanto produto de marketing? Para Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor executivo do IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing, “o futebol português enquanto produto tem quase tudo, menos uma coisa”. Para começar, este especialista refere que o nosso futebol tem a vantagem de ser um “bom produto”. Mas afinal, o que é um produto de qualidade neste contexto? “Do ponto de vista das competições e do talento natural temos clubes com visibilidade internacional, grande dimensão ao nível das seleções nacionais, um palmarés incrível, alguns dos melhores jogadores e treinadores do mundo, alguns dos melhores estádios e centros de treino do mundo, e essas características estendem-se ao futebol de praia e ao futsal”. Tendo em conta a dimensão de Portugal, e no entender de Daniel Sá, “é difícil pedir mais do que aquilo que temos neste momento porque o produto que temos é de elevadíssima qualidade”. Assim, para Daniel Sá, Portugal tem tudo para “ter um produto absolutamente fantástico”, sobretudo quando comparamos com outros setores de atividade em Portugal.
“O futebol português tem quase tudo, menos uma coisa”
O que vale o nosso futebol enquanto produto de marketing e como é que as marcas encaram esta indústria em Portugal? Para este especialista em marketing desportivo “existe um obstáculo que faz toda a diferença”.
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