Skip to main content

Novo aeroporto provoca aumento de 67% no preço das casas em Alcochete nos últimos 12 meses

Neste período, o valor dos imóveis passou dos 390 mil para os 650 mil euros. Olhando para o primeiro trimestre do ano, o preço médio de venda situava-se nem 450 mil euros subindo para os 495 mil euros no segundo trimestre, num aumento de 10%.

A escolha de Alcochete como local para a construção do novo aeroporto de Lisboa já está a impactar o mercado imobiliário no concelho, tendo provocado um aumento de 67% no preço das casas entre os meses de setembro de 2023 e 2024. Neste período, o valor dos imóveis passou dos 390 mil para os 650 mil euros, segundo os dados do portal 'Imovirtual' divulgados esta terça-feira, 12 de novembro.

Uma subida de preços que se estende ao nível do distrito de Setúbal, que viu durante este período o valor das casas aumentar em 19%. No caso de Alcochete, e olhando para o primeiro trimestre do ano, o preço médio de venda situava-se em 450 mil euros subindo para os 495 mil euros no segundo trimestre, num aumento de 10%.

Esta tendência de subida observou-se no terceiro trimestre, com os preços a atingirem os 600 mil euros, o que significou um crescimento de 21,21% face ao trimestre anterior.

Em relação a Setúbal, o preço médio subiu dos 360 mil euros de setembro de 2023 para os 429.900 euros em setembro de 2024, o que representou um aumento de 19%, impulsionado pela atratividade do distrito para os investidores e compradores que procuram alternativas aos preços elevados de Lisboa.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao segundo trimestre indicaram que os preços das casas em Portugal registaram um aumento de 7,8% a nível homólogo.

No trimestre em análise o valor dos alojamentos transacionados fixou-se em 7,9 mil milhões de euros, mais 14,1% face ao registado no mesmo trimestre de 2023 (-1,8% no trimestre anterior).

Já o valor das transações das habitações existentes ascendeu a 5,7 mil milhões de euros (aumento de 14,8% face ao mesmo período de 2023) enquanto o valor das transações de habitações novas atingiu 2,2 mil milhões de euros (aumento homólogo de 12,2%).

Na Península de Setúbal, o valor das transações de alojamentos (752 milhões de euros) correspondeu a 9,5% do total, menos 0,1 p.p. face ao período homólogo.

Sylvia Bozzo, marketing manager do Imovirtual, acredita que "o novo aeroporto em Alcochete promete impulsionar ainda mais o crescimento económico da região e atrair uma população diversificada, que pode ver nesta zona uma excelente oportunidade de investimento. Este impacto é evidente nos preços dos imóveis, que parecem já refletir a antecipação de uma infraestrutura de grande porte".