É em pleno Chiado que fica o novo hotel da Montebelo Vista Alegre. Foi precisamente no edifício que foi a sede da marca em Lisboa que o grupo Visabeira decidiu (re)construir uma ode à empresa portuguesa de porcelana.
Num investimento global de sete milhões de euros, entre licenciamentos e obras, o Montebelo Vista Alegre Lisboa Chiado Hotel abriu em agosto deste ano enquanto hotel cinco estrelas. O edifício, como já estava na 'família' Vista Alegre, não teve custo de aquisição.
Ao Jornal Económico, Jorge Costa, administrador da Visabeira Turismo, explica que se tratou de um investimento considerável devido ao estado do prédio, o que ninguém adivinharia. "Não estava a cair mas estava muito degradado. Internamente havia alguns problemas, nomeadamente de paredes e pavimentos. Foi todo um processo e a obra foi acompanhada por arqueólogos, até por estar numa zona classificada".
O administrador assume que este foi um projeto desafiante para os próprios arquitetos. "Tiveram de fazer um hotel confortável mas tinham de respeitar as pré-existências". Mesmo em termos de materiais, Jorge Costa diz que os próprios materiais utilizados nos quartos foram pensados ao pormenor devido à história da marca.
Os quartos utilizam muitos objetos de porcelana, como homenagem à Vista Alegre, seja na identificação da porta de cada quarto, nos desenhos presentes nos quartos ou os objetos de decoração espalhados. Por exemplo, o hotel é rodeado por três ruas que levam os significados para os quartos. A Rua das Flores tem motivos florais, seja nas abelhas pintadas nas paredes ou nas flores da cerâmica; o Largo Barão Quintela está relacionado com equitação e a Rua do Alecrim também apresenta motivos florais e os quartos são perfumados.
Quem são os turistas que chegam?
Os turistas chegam ao Montebelo Vista Alegre a conhecer o nome e uma das primeiras perguntas que fazem é: "Onde fica a loja Vista Alegre?".
O administrador da Visabeira Turismo confessa que este hotel em específico tem tido muito hóspedes americanos, sendo esta uma nacionalidade que está a crescer em Portugal ao nível dos turistas que nos visitam.
A maioria dos clientes é estrangeiro, até porque o preço praticado pelos quartos (mesmo em época baixa) não é atrativo para os portugueses. Ainda assim, Jorge Costa assegura que os preços praticados estão em linha com a área onde o hotel se insere.
Quais os preços praticados?
Com um total de 58 quartos, sendo que dois são suítes, o Montebelo Vista Alegre pratica preços acima dos 250 euros por noite. Os quartos mais premium "nunca andarão por menos de 800 euros", conta o administrador.
Ainda assim, existem descontos de fidelização para clientes para regulares consoante as noites passadas e a frequência das visitas.
Ao JE, Jorge Costa assume que setembro foi um bom arranque e que correspondeu às expectativas. "A nossa expectativa é que o próximo ano seja positivo".
Mesmo em termos de localização, praticamente no coração do Chiado, o administrador assegura que não havia margem para errar tendo em conta o produto apresentado.