Skip to main content

Mercados recuperam confiança e bolsas sobem em toda a Europa

As principais praças europeias denotaram sentimento positivo na quarta-feira, num sinal de que os investidores recuperaram a confiança, depois da instabilidade que marcou o início da semana. Lisboa não foi exceção, com o índice PSI a terminar alinhado com as congéneres.

As bolsas deram sinais de recuperação na sessão desta quarta-feira, com ganhos no índice PSI e nas mais importantes praças europeias. O mais importante índice da bolsa portuguesa adiantou-se 1,82%, para os 6.573 pontos.

Entre as cotadas do PSI que mais subiram, destaque para o BCP, cujas ações valorizaram 3,27%, até aos 0,3723 euros. Seguiram-se os CTT, que se adiantaram 3,17% e alcançaram os 4,22 euros, ao passo que a Mota-Engil ganhou 2,82%, para 3,354 euros.

Em simultâneo, a EDP Renováveis somou 2,71% e encerrou o dia nos 14,41 euros, enquanto a EDP deu um salto de 2,22%, até aos 3,73 euros.

O sentimento positivo visível na praça lisboeta foi notório também lá fora. As subidas refletem a recuperação da confiança dos mercados, depois de o aumento do desemprego nos EUA e a subida das taxas de juro no Japão terem agitado a sessão de segunda-feira, provocando um 'sell-off' geral.

Recorde-se que, já esta quarta-feira, o Bank of Japan deu sinais de que vai manter os juros num futuro próximo, em face da instabilidade bolsista.

Entre as mais importantes praças europeias, Itália adiantou-se 2,26%, à frente de Espanha e do índice agregado Euro Stoxx 50, ambos nos 2%. França somou 1,91%, ao passo que o Reino Unido atingiu os 1,81% e a Alemanha ganhou 1,65%.