Skip to main content

Maria Angelina Ramos: líder do império Salvador Caetano

Maria Angelina Ramos é, ao lado do marido, responsável pelas operações da Salvador Caetano. Licenciada em Economia, a presidente da holding Caetano SGPS tem sido um exemplo de gestão num mundo de homens.

Maria Angelina Ramos é mulher, mãe, esposa, mas é simultaneamente administradora e empresária. A gestora herdou o negócio do grupo Salvador Caetano em 2011, aquando a morte do seu pai Salvador Caetano, e desde então que o gere com o marido, José Ramos.

Aos 74 anos, Maria Angelina Ramos é responsável por supervisionar, de acordo com contas efetuadas pela Forbes Portugal, um império automóvel de quase mil milhões de euros em 2023. Só em Portugal, o grupo pela gestora é responsável pela distribuição e retalho de marcas como Toyota, Peugeot, Skoda, Nissan, Opel, BYD, Dacia, Dongfend, Farizon, Mercedes, Lexus ou XPeng.

No ranking das empresárias portuguesas mais poderosas nos negócios, a revista Forbes coloca Maria Angelina Ramos em terceiro lugar na categoria de Indústria, onde soma 72 pontos. No ano passado, a acionista da Salvador Caetano colocou-se em 20º lugar no ranking geral.

É licenciada em Economia, pelo que os números não lhe serão desconhecidos, fazendo de si própria uma gestora de topo.

Casou cedo com José Ramos, então engenheiro e CEO da Toyota Caetano e Caetano Bus. Em conjunto, os dois empresários têm dois filhos: Miguel Caetano Ramos (1971) e João Ramos (1972), sendo que ambos se encontram bastante envolvidos na gestão da empresa familiar.

A empresária Maria Angelina Ramos é irmã de Ana Maria Caetano, que herdou outros negócios, nomeadamente a posição acionista da construtora Soares da Costa (11%), que entretanto foi reduzindo. As gestoras são ainda irmãs de Salvador Acácio Caetano, falecido em 2022, que também tinha herdado alguns negócios do pai.

Maria Angelina Ramos preside ao conselho de administração da holding Caetano SGPS, e é dona de um dos maiores impérios nacionais na indústria automóvel, ao lado do seu marido, que ficou responsável por presidir o império que criou ao lado do sogro.

Segundo a mais recente edição da Forbes Portugal, sobre as famílias milionárias em Portugal, Maria Angelina Ramos e família posicionam-se na 11ª posição, com uma fortuna de 1.138 milhões de euros, tendo como base a parceria na Toyota Caetano Portugal e o volume de negócios agregado de 2,7 mil milhões de euros em 2023.

Numa carta de agradecimento emitida no ano passado aquando da colocação de Maria Angelina Ramos no ranking da Forbes Portugal, a Caetano Auto elogiou a gestora, apelidando-a como "líder de sucesso nos negócios" e "mulher dedicada à família".

"A sua habilidade em equilibrar o papel de mãe e esposa com suas responsabilidades profissionais é admirável e inspiradora, e a sua presença discreta, mas altamente eficiente, torna Maria Angelina Caetano Ramos uma inspiração para mulheres no mundo dos negócios. O seu trabalho árduo, compromisso e liderança merecem ser reconhecidos e celebrados, e é um orgulho tê-la a representar Portugal nesta lista", escreveram os responsáveis da Caetano Auto, onde adiantaram esperar que a empresária "continue a inspirar e empoderar outras mulheres a construírem caminhos de sucesso no mundo empresarial".