É uma mulher, de seu nome Manuela Vaz Soares, que lidera os destinos da consultora Accenture em Portugal. Mas, acima de tudo (e infelizmente ainda o temos de o vincar), é a primeira mulher a ocupar a liderança da multinacional em território nacional.
A gestora ocupa o segundo lugar na categoria Serviços, cujo ranking das mulheres portuguesas mais poderosas nos negócios é elaborado pela revista Forbes Portugal. Manuela Vaz Soares surge na segunda posição com um total de 64 pontos em toda a categoria.
É licenciada em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho, tendo terminado o curso em 1994, e faz também parte do Conselho Geral desta instituição de ensino.
Nesse mesmo ano juntou-se à Accenture, acabada de terminar o curso. Desempenhou funções de consultora focada em Products, Resources and Energy até 1999, tendo subido posteriormente para manager durante um ano e, entre 2000 e 2002, Manuela Vaz Soares foi manager dos Serviços Financeiros da consultora.
Segundo o seu perfil de LinkedIn, fez uma breve pausa de quatro anos para abrir a Pinto Soares & Cardoso no Porto. Manteve-se até setembro de 2007, quando voltou para a Accenture para desempenhar outras funções.
O regresso de Manuela Vaz Soares à consultora multinacional francesa dá-se em setembro de 2007, onde sobe na carreira num espaço de oito anos. Tornou-se managing director de produto em 2016.
Neste momento já lidera todas as indústrias e serviços dentro da Accenture Portugal. Aquando da sua subida, a consultora destacou a "capacidade de liderança, ampla experiência e conhecimento do mercado e serviços" do mercado a nível nacional.
Desde 2018 que atua como presidente da Assembleia Geral da DTx, o laboratório de transformação digital em Braga.