A Parfois foi fundada por Manuela Medeiros, uma mulher portuense que criou a marca após os 40 anos. Apesar de ter um perfil pouco conhecido, a poderosa elegida pela revista Forbes Portugal é o exemplo perfeito que a vida pode acontecer a qualquer idade e que tudo depende da perseverança e vontade de cada um.
Manuela Medeiros, atualmente com 71 anos, abriu a primeira loja da Parfois em 1994, quando tinha 42 anos. A primeira loja abriu na Rua de Santa Catarina e a empresária foi pioneira ao abrir um espaço exclusivo para a venda de acessórios de moda, ideia que trouxe de Inglaterra, após uma das suas muitas viagens.
Assim nascia o que é hoje a Parfois, que ainda hoje aposta em peças acessíveis e que se expandiu para outras gamas de moda. A segunda loja abria mais tarde em Gaia, num dos centros comerciais detido pela Sonae, e marcou o arranque de uma marca que hoje se encontra por todo o país.
A Forbes Portugal coloca Manuela Medeiros no terceiro lugar da categoria Moda, Distribuição e Retalho, com um total de 74 pontos.
Ao dia de hoje, são mais de mil lojas próprias espalhadas pelo mundo, em cerca de 70 países. A maioria das lojas está fora de Portugal - só em Espanha são 400 - e o ritmo de abertura tem sido proveitoso, com Manuela Medeiros a apostar num modelo de franchising e a expandir-se a um ritmo de 100 lojas por ano.
Este ano, a Forbes Portugal colocou a fundadora e maior acionista da Parfois na 43ª posição das maiores fortunas portuguesas, atribuindo-lhe 274 milhões de euros. Para chegar a este cálculo, a revista contabilizou o valor patrimonial da empresa Barata e Ramilo, dona da marca Parfois.
Mais recentemente, e com o lema com que criou a Parfois - marca que todos pensam ser estrangeira -, a empresária apostou numa gama de produtos mais aberta, existindo já lenços, chapéus e roupa e sapatos, além das tradicionais carteiras, malas e bijuterias. A empresa possui mais de três mil colaboradores.
Em 2020, o antigo CEO do grupo joalheiro Tous, José María Folache, tinha sido escolhido para liderar a empresa portuguesa, com a expansão da marca além fronteiras a ficar a cargo de Imad Chikhaoui. Passado um ano, Folache saiu e a empresa escolheu Susana Sánchez para assumir o cargo, dando ainda espaço para a entrada de Ángela Goitia como diretora de retalho e de Sergio Odriozola como CMO.
Atualmente, as filhas de Manuela Medeiros - Bárbara e Mariana - também desempenham funções no grupo, com a empresária a admitir numa das poucas entrevistas que deu publicamente que a entrada das filhas na empresa foi de forma voluntária. "A decisão foi delas e hoje têm cargos com responsabilidades", terá apontado Manuela Medeiros.
Mas como boa empresária nortenha, Manuela Medeiros sabe quando passar a pasta (ainda que continue a supervisionar alguma operação). Foi em 2006 que a poderosa começou a ceder algum poder a Sérgio Marques, até então seu CFO, que se tornou CEO. Foi com a passagem de testemunho que a Parfois passou de uma faturação de dois dígitos (20 milhões de euros) para 290 milhões de euros em 2018, quando deixou a empresa após 15 anos de dedicação.