A Lince Capital, sociedade de capital de risco, ultrapassou os 140 milhões de euros de investimento e atingiu um total de 36 empresas integradas no seu portefólio de inovação.
A gestora liderada por Vasco Pereira Coutinho anunciou também o lançamento do Lince Innovation Fund V, com um capital-alvo de 20 milhões de euros, destinado a empresas portuguesas dos setores da tecnologia e da saúde, com uma duração de 10 anos e um período de investimento de 3 anos.
Nos últimos cinco anos, os Fundos de Venture Capital da Lince Capital – agora cinco (Lince Innovation Fund I a V) – têm apoiado o crescimento de startups com presença global. Os fundos LIF I e LIF II encontram-se já 100% alocados.
Entre as empresas apoiadas destacam-se a Sword Health, Feedzai, Lyzer, Coverflex, iLoF, Musiversal, Nutrium, BHOUT e Kencko, entre outras, reforçando o papel da gestora no apoio à inovação.
Dos 36 investimentos realizados pela Lince Capital, 34 dizem respeito a empresas portuguesas, evidenciando o forte compromisso da Lince Capital com o desenvolvimento do ecossistema de inovação nacional.
“Ultrapassar os 140 milhões de investimento é um marco que confirma a confiança dos investidores e a dinâmica do ecossistema de venture capital português. Portugal tem talento e ideias capazes de competir à escala global. O nosso papel é dar-lhes as condições e o capital necessários para crescerem de forma sustentável. O lançamento do novo fundo é mais um passo nessa nossa missão”, afirma Tomás Lavin Peixe, Head of Venture Capital da Lince Capital.
A empresa de private equity diz que consolida a sua posição em 2025 como um dos principais investidores de Venture Capital (VC) em Portugal.
“A Lince Capital conta com uma equipa dedicada de seis profissionais especializados na área de Venture Capital, integrada num universo de 26 colaboradores. Nos últimos cinco anos, a gestora já atraiu mais de 800 investidores nacionais e internacionais para os seus fundos de inovação, posicionando-se entre as maiores operadoras privadas de capital de risco em Portugal”, refere a sociedade no comunicado.