Skip to main content

Kia XCEED PHEV: Um CUV feito a pensar no conforto e na poupança

Difícil para um construtor é conseguir de um carro que seja elegante por fora, ágil com os seus componentes mecânicos, eficiente no consumo e confortável na condução.

Difícil para um construtor é conseguir de um carro que seja elegante por fora, ágil com os seus componentes mecânicos, eficiente no consumo e confortável na condução. Ainda mais tratando-se de um crossover utility vehicle, ou CUV, exatamente a categoria onde se insere o KIA XCEED PHEV que testámos. Externamente a marca sul-coreana pouco ou nada fez para o distinguir do modelo a gasolina, mas este modelo híbrido com motor térmico e motor elétrico aproveitou tudo o que de bom tinha o “irmão” e fez modificações ao nível da eficiência potenciada pela parte eletrificada que lhe dá uma autonomia de 59 quilómetros em circuito urbano e que em autoestrada pode ir aos 120 quilómetros horários e manter o rolamento apenas através do motor elétrico. Não testámos até onde poderá ir esta autonomia na velocidade máxima mas, claramente irá ficar longe do objetivo máximo anunciado pela marca. A opção pelo motor e alimentação deste é feita pelo simples toque num botão. Há três modos de condução, o EV que é 100% elétrico; o HEV que é o modo híbrido; e o modo automático onde a escolha é do veículo que antecipa a melhor solução em termos de economia e combustível. Internamente é no ecrã disponível que o condutor vai tendo informações sobre a motorização e os consumos, o que lhe permite tomar decisões com base na eficiência dos consumos e da localização geográfica, pois a prazo haverá cidades que apenas permitirão circular com motor elétrico.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico