Skip to main content

Kia e-Niro: Inteligência no superlativo para o segmento C

Imagine um veículo que recebe a ordem de que dentro de uma hora irá arrancar para levar o passageiro a um jantar.

Imagine um veículo que recebe a ordem de que dentro de uma hora irá arrancar para levar o passageiro a um jantar. O e-Niro vai preparar-se e aquecer até uma temperatura pré-definida antes de o condutor iniciar a viagem. Mas não fica por aí. A preocupação de quem possui um veículo elétrico passa há muito pelo tema da autonomia e, no caso do Kira e-Niro, a indicação de fábrica é de que consegue chegar aos 455 quilómetros no ciclo combinado WLTP com uma bateria de 64 kWh de alta capacidade, para o local onde poderá fazer o carregamento. O stresse vai acontecer neste ponto. Mas para quem pensa uns anos à frente, a preocupação é a vida útil das baterias, até porque estas significam 40% do valor da mesma. Mas para se conseguir o prolongamento da vida útil o e-Niro tem uma função de carregamento inteligente que gere a quantidade de energia elétrica que é fornecida à bateria durante o carregamento.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico