O CEO da Vanguard Properties, José Cardoso Botelho, demitiu-se, apurou o Jornal Económico. O CEO da promotora imobiliária que comprou ativos da Herdade da Comporta escreveu uma mensagem aos amigos, a que o Jornal Económico teve acesso, a dizer: "A partir de amanhã, dia 10 de Setembro, deixarei a Vanguard Properties para iniciar um projeto autónomo e também descansar um pouco. Mantenho uma relação fraternal com os meus parceiros. Apenas amanhã será dado a conhecer ao público”.
Contactada fonte oficial da Vanguard não comentou.
A mudança de liderança acionista da Vanguard, com Alexandre Berda a substituir o pai Claude Berda que se afastou da gestão dos negócios por motivos de doença, pode explicar a mudança de estratégia para Portugal.
O grupo agora liderado por Alexandre Berda quer optimizar os investimentos em Portugal e focar-se no residencial, por isso pôs à venda alguns dos ativos turísticos e hoteleiros.
Recorde -se que a promotora imobiliária de luxo de Claude Berda contratou a assessora financeira Alantra para vender ativos turísticos. O teaser tem estado a chegar a potenciais investidores, incluindo outros promotores imobiliários, tal como noticiou em primeira mão o Jornal Económico.
Entre os ativos turísticos que a Vanguard tem à venda, através da Alantra, estão alguns lotes turísticos e hoteleiros do Torre e do Dunas.
A Vanguard está a vender alguns lotes do Torre, nomeadamente parte da área turística e hoteleira do projeto turístico na Comporta que prevê dois hotéis de luxo e 171 Branded Residences. A Vanguard pretende focar-se nos lotes residenciais do Torre, cuja infraestrutura está terminada e mais tarde no Dunas, que inclui um campo de golf já inaugurado.
“Trata-se de projetos de natureza turística, cuja venda se insere numa estratégia assente no foco nos ativos que melhor refletem a nossa experiência e visão de longo prazo para o mercado nacional, em particular no segmento residencial”, disse na altura Duarte Zoio que acrescentou que "esta operação permite-nos concentrar recursos no desenvolvimento de empreendimentos estruturantes, como o Dunas, Torre e o Foz do Tejo, bem como noutros projetos de referência que reforçam o posicionamento da Vanguard Properties como um dos principais promotores imobiliários em Portugal”.
Segundo as nossas fontes a Vanguard Properties também vai vender o The Shore Residences, no Algarve, tendo mandatado a Dils para essa venda.
A Vanguard Properties comprou em 2019 (na altura em parceria com a Amorim Luxury) a Herdade da Comporta (que fora do Grupo espirito Santo) por 157,526 milhões de euros. A Herdade da Comporta é composta pelos empreendimentos Comporta Dunes e Comporta Links e abrange cerca de 1.380 hectares de área, entre edificações e floresta.