Skip to main content

Izakaya, taberna japonesa

O chef Tiago Penão, que lançou há poucos meses os dois restaurantes em Cascais, considera que o Izakaya (taberna, em japonês) é o ‘irmão rebelde’ do Kappo, a poucos metros de distância, e que já mereceu aqui a nossa atenção.

O chef Tiago Penão, que lançou há poucos meses os dois restaurantes em Cascais, considera que o Izakaya (taberna, em japonês) é o ‘irmão rebelde’ do Kappo, a poucos metros de distância, e que já mereceu aqui a nossa atenção. De portas abertas desde o início de julho, o Izakaya é um projeto 100% nacional e diferenciador, mas fiel a um conceito tão icónico no Japão: as tascas típicas que fazem parte do dia-a-dia dos japoneses e onde se convida a entrar, sentar, beber e comer antes do regresso a casa. “Um espaço criativo, inovador, urbano, mas sofisticado, que convida a ficar para desfrutar de bons momentos e de uma experiência diferenciada, não apenas para almoçar ou jantar, mas igualmente para beber com qualidade e conviver, sem horas marcadas, tal como acontece nos izakayas”, garantem os responsáveis deste restaurante.
O chef Tiago Penão, apaixonado pela cultura do Império do Sol Nascente, esteve na génese do conceito, do espaço e da decoração, com um objetivo definido quanto à ambiência que queria para este novo espaço, refletindo o seu dinamismo e irreverência, o espírito jovem e experimental, mas focado na excelência da experiência global, e onde cada detalhe foi pensado ao pormenor. Néons, metais e outros materiais combinados de forma a transportar o cliente para o outro lado do mundo, num Japão tradicional frequentado pelos locais, sem formalismos e com um serviço acolhedor. Apenas um balcão de 17 lugares sentados, cujo objetivo passa por diminuir a distância entre cozinha e cliente, refletindo o foco em criar uma envolvência dos fregueses com a equipa. Disposição cool, sorriso na cara, com t-shirts e bonés com ilustrações manga, tal como nos menus, numa onda street style onde encontramos o icónico Maneki Neko, o típico gato japonês associado à sorte.
Na cozinha, o chef executivo Tiago Penão, Isaac Jorge (chef e irmão), e Jethzay dos Santos (sous chef), fundem gastronomia e cultura, inspirados em rituais japoneses onde se destacam o sabor e o rigor. Destacando os produtos locais e sazonais, recriam pratos icónicos nos izakayas japoneses. Se o Kappo é um restaurante focado numa experiência japonesa mais purista e elevada, de fine dining, parece-nos que o Izakaya se vai assumir como um ponto de encontro obrigatório, em que se cruzam propostas de cocktails com pratos que honram o verdadeiro estilo izakaya. “Sem reservas, nem etiquetas”, o conceito é feito para sentar, interagir, ouvir boa música, beber e experimentar as propostas gastronómicas da cozinha nipónica. Podemos optar pelo menu omakase (em japonês, ‘ficar nas mãos do chef’) ou pedindo à carta, que apresenta uma grande diversidade de pratos e petiscos tradicionais: da unaju, a famosa enguia de água doce; aos yakitoris, espetadas de várias partes do frango; passando pelo yaki ika, uma deliciosa e fresquíssima lula grelhada; terminando, por exemplo, com o kakigori, uma sobremesa feita com gelo raspado finalizada com xarope, popular no Japão nos meses de verão.
OIzakaya apresenta várias opções de saké, a incontornável aguardente de arroz, seja a copo ou a garrafa, assim como os típicos cocktails dos izakaya - Chuhai, feito com aguardente japonesa; e o High Ball, feito com whiskey, além de outras opções de clássicos reinventados pela equipa, como é o caso da Kimchi Margarita e da Tokyo Mule. Há ainda uma cerveja de arroz artesanal e marcas japonesas, como a Kirin, e ainda uma cuidada seleção de vinhos portugueses.
Com 34 anos, o chef Tiago Penão começou cedo no mundo da restauração. Aos 16 anos, integrou a equipa do Assuka onde ‘adrenalina’ é a palavra que melhor descreve a experiência. Foi o momento em que percebeu que era nesta área que iria desenvolver a sua carreira profissional. Conta com um percurso nacional e internacional, tendo passado por projetos com estrelas Michelin, como o Pakta, em Barcelona; e o Midori, no Penha Longa Resort, em Sintra; e outros, como a Cevicheria, Sea Me e Praia no Parque. O Izakaya, tal como o Kappo, constituem mais duas etapas neste trajeto ascendente. n

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico