Skip to main content

Colheitas manuais para três edições limitadas

A Sogevinus Fine Wines apresentou três novas colheitas da insígnia São Luiz.

A Sogevinus Fine Wines apresentou três novas colheitas da insígnia São Luiz. Comecemos pelo Quinta de São Luiz Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018, que sustenta o seu nome nas vinhas que o completam, plantadas nos terraços da Quinta de São Luiz há mais de 50 anos. Segundo o produtor, é “um vinho que respeita e traduz a autenticidade do terroir, com colheita manual e uma seleção meticulosa ainda na vinha, tendo estagiado em barricas de carvalho francês durante 16 meses”.

“Elegante, complexo e de estrutura aveludada, o Vinhas Velhas Grande Reserva Tinto 2018 é fruto de uma produção reduzida limitada a 2.400 garrafas, com estágio prolongado em madeira. De cor rubi, com um nariz acetinado, exibe aromas a frutos silvestres vibrantes, envoltos em sugestões de violeta e nuances mentoladas. Na boca, é possível experienciar uma acidez convidativa, taninos sedosos e uma frescura sedutora”, assinala o produtor duriense.

Este vinho deve ser servido a uma temperatura entre 14º e 16ºC e é considerado ideal para acompanhar pratos fortes e de textura rica como carnes de cordeiro, cabrito ou javali, assim como massas trufadas e queijos curados.

Também de edição limitada, o Quinta de São Luiz Vinha Rumilã Grande Reserva Tinto 2017 nasce de uma pequena parcela centenária com o mesmo nome. As uvas foram selecionadas cuidadosamente na própria vinha através da ancestral colheita manual. “O perfil singular e expressivo deste vinho pode ser compreendido pelo seu nariz acetinado e complexo, com nuances mentoladas e aroma a frutos silvestres e violeta. Na boca, assume taninos sedosos, mas firmes e uma frescura acídica cativante”, salienta a Sogevinus Fine Wines.

Este vinho está disponível em edição numerada de 1.223 garrafas e estagiou 24 meses em barricas de carvalho francês. Deve ser servido a uma temperatura entre os 14 e 16ºC. Ideal para acompanhar carnes de caça e de textura rica, assim como queijos.

A Sogevinus apresentou também a nova colheita Winemaker’s Collection Folgazão & Rabigato Grande Reserva Branco 2018, um blend das castas Folgazão e Rabigato, selecionado pelo enólogo, com uvas provenientes da subregião Baixo – Corgo e com edição limitada de 4.400 garrafas.

“As suas uvas foram vindimadas manualmente, os cachos selecionados de forma meticulosa, tendo estagiado em barricas de 300 litros. Com aromas ricos e vibrantes, onde se podem identificar notas de fruta de caroço envoltas num toque de madeira, o vinho revela uma untuosidade equilibrada pela acidez e frescura”, assinala o produtor. Recomenda-se que seja servido a uma temperatura entre 12º e 14ºC, combinando na perfeição com mariscos, peixes gordos e carnes brancas.
Este trio de novos vinhos conta com a assinatura do enólogo Ricardo Macedo, que destaca os seus traços ímpares: “Estes novos lançamentos evidenciam a versatilidade e personalidade da marca São Luiz na produção de vinhos com propriedades organolépticas diferenciadoras, que respeitam as caraterísticas singulares de vinhas tão especiais e os métodos de colheita manual que fazemos questão de manter e respeitar na elaboração de alguns dos nossos vinhos.”

Todos estes vinhos estão disponíveis em garrafeiras de especialidade e na loja online da Sogevinus https://pt.uvawineshop.com/.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico