Skip to main content

Isabel Pires de Lima eleita presidente da Fundação de Serralves

O conselho de administração da Fundação de Serralves elegeu Isabel Pires de Lima para presidente para o triénio 2025-2027.

O conselho de administração da Fundação de Serralves, com sede no Porto, elegeu Isabel Pires de Lima para presidente da instituição para o triénio 2025-2027.

De acordo com os estatutos de Serralves, a nova presidente foi eleita pelo conselho de administração de entre os seus membros, por voto secreto e por maioria absoluta.

Isabel Pires de Lima integra o conselho de administração e a comissão executiva da Fundação de Serralves desde janeiro de 2016, desempenhando, desde então, as funções de vice-presidente.

Foi nomeada para o conselho de administração da fundação como um de dois representantes do Estado naquele órgão (a par de José Pacheco Pereira), quando era ministro da tutela João Soares.

Professora universitária, Isabel Pires de Lima foi deputada (entre 1999 e 2009) e ministra da Cultura do XVII Governo (entre 2005 e 2008, com José Sócrates como primeiro-ministro).

Pires de Lima sucede a Ana Pinho na presidência da Fundação de Serralves.

A antiga ministra foi um dos rostos da defesa da fundação numa altura em que a administração foi alvo de uma série de críticas face ao tratamento dado a prestadores de serviços e ao ambiente laboral vivido na instituição. As críticas tinham como alvo a própria Ana Pinho.

Um quarto de século de cultura

A Fundação de Serralves foi criada em 1989 como uma instituição privada de utilidade pública, num quadro de parceria entre o Estado e a sociedade civil.

Tem como missão “estimular o conhecimento de públicos de diferentes origens e idades pela arte contemporânea, pela arquitetura, pelo cinema, pela paisagem, pelo ambiente e por temas críticos para a sociedade e seu futuro”.

Localizada na cidade do Porto, do projeto fazem parte o Museu de Arte Contemporânea, a Casa, o Parque e a Casa do Cinema Manoel de Oliveira.

O Museu de Arte Contemporânea é um projeto do arquiteto Álvaro Siza. Em 2024 foi inaugurada a nova ala do Museu, nomeada de Ala Álvaro Siza, em homenagem ao seu autor. Neste novo edifício, apresentam-se exposições dedicadas à coleção de Serralves e à arquitetura.

O Parque de Serralves, com 18 hectares, foi projetado por Jacques Gréber e galardoado em 1997 com o prémio “Henry Ford Prize for the Preservation of the Environment”.

A icónica Casa de Serralves é um exemplar único da arquitetura Art Déco. Para o seu interior contribuíram dos mais importantes nomes europeus do desenho de mobiliário, como Émile Jacques Ruhlmann, René Lalique e Edgar Brandt.

Permitindo acesso regular à obra de Manoel de Oliveira – o mais reconhecido realizador português – a Casa do Cinema Manoel de Oliveira é espaço dedicado ao cinema. Também um projeto da autoria de Álvaro Siza, apresenta exposições, ciclos de cinema e conferências.

Em 2012, o conjunto patrimonial de Serralves foi classificado como monumento nacional.