Skip to main content

IPCA abre escola em Guimarães com licenciatura em desporto

A licenciatura em Desporto é a grande aposta da Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos que arranca em setembro em instalações provisórias. Nesta área, o IPCA oferecia até agora apenas Cursos Técnicos Superiores Profissionais.

Guimarães, distinguida em 2013 como Cidade Europeia do Desporto, abre as suas portas em setembro a uma nova unidade de ensino: a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, do IPCA - Instituto Português do Cavado e do Ave. A Escola estreia com a licenciatura em Desporto, que disponibiliza 20 vagas, 12 das quais através do Concurso Nacional de Acesso (CNA) de que é uma das principais novidades.

"O objetivo para o futuro é criar mais cursos de licenciatura, e também de mestrado, pós-graduação e cursos breves, à semelhança do que acontece com as outras Escolas do IPCA", revela Maria José Fernandes, presidente do IPCA, ao Jornal Económico, salientando a necessidade de rentabilizar os recursos humanos e tecnológicos da instituição, bem como a importância da transferência de conhecimento para a sociedade numa área do conhecimento nova no distrito.

No ano letivo 2024/2025, adianta, a Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos funcionará em instalações provisórias, cedidas pelo Município de Guimarães, na Rua de Vila Flor, nº 166. Aí serão lecionadas as aulas teóricas, sendo que as aulas práticas irão decorrer nos equipamentos desportivos da Câmara, de acordo com o que estiver a ser lecionado.

Também já no próximo letivo, os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) relacionados com a área de desporto, previstos para Guimarães, vão funcionar nestas instalações.

O IPCA atua já na área do desporto, no âmbito da Escola Técnica Superior Profissional, com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Exercício Físico, Saúde e Bem-Estar; Turismo, Natureza e Aventura; Turismo, Desporto e Atividades Náuticas.

A Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos foi aprovada em 2021, sendo o único estabelecimento de ensino superior público de desporto no distrito de Braga. “Com esta licenciatura abrimos a nossa 6ª escola superior e expandimos a nossa oferta formativa a uma área nova no distrito, a do desporto - explica Maria José Fernandes - Este curso tem ainda a particularidade de se diferenciar das outras licenciaturas similares, já que alia o desporto às tecnologias biomédicas, concedendo aos futuros profissionais uma formação muito mais abrangente”.

Com efeito, o curso destaca-se pelo acesso a um conjunto alargado de modalidades desportivas, com recurso às mais recentes infraestruturas e tecnologias do desporto, bem como pelo incentivo à realização de projetos científicos, com a introdução às práticas de investigação. Dotar os estudantes de competências básicas nas áreas do Exercício e da Saúde, do Treino Desportivo, da Educação Física e do Planeamento de Atividades Desportivas são outros objetivos.

A licenciatura em Desporto culmina com a realização de um estágio, que serve como introdução à prática profissional, que é vital para um curso de natureza prático como este.

Para ingressar no curso através do Concurso Nacional de Acesso, é necessário ter realizado uma das seguintes provas: 02 Biologia e Geologia ou 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais ou 18 Português.