A CourtMaster nasceu para resolver três grandes desafios no padel: a falta de coaching estruturado para jogadores amadores; a ausência de dados e estatísticas acessíveis e a dificuldade dos clubes em fidelizarem jogadores. A solução é uma plataforma conectada a câmaras inteligentes que transforma cada jogo em conteúdo partilhável, insights de performance e experiência de comunidade. Os jogadores têm acesso imediato a gravações, highlights automáticos das suas melhores jogadas e estatísticas detalhadas da sua performance. "Tudo começou quando percebemos que, apesar do crescimento explosivo do desporto, a maioria dos jogadores não tinha ferramentas para evoluir, excluindo as aulas, que, com a procura atual, são difíceis de conseguir. Decidimos então criar uma solução de câmaras simples de instalar, que numa primeira fase permitisse a qualquer jogador gravar e rever os seus jogos e que permitisse aos clubes transmitir os seus eventos globalmente. Numa segunda fase, em que estamos agora a entrar, queremos alavancar estes dados para melhorar as aulas com feedback visual imediato e entregar estatísticas e dados objetivos para os jogadores saberem o que se está a passar em campo", explica André Croft de Moura, CEO da CourtMaster, ao Jornal Económico.
A tecnologia combina hardware próprio — câmaras desenvolvidas e otimizadas para o ambiente de um campo de padel — com software inteligente que grava, processa e disponibiliza os jogos na plataforma da CourtMaster. "Atualmente, os jogadores podem aceder e partilhar os seus vídeos através de um QR code, e estamos a desenvolver uma camada de inteligência artificial capaz de gerar estatísticas, highlights automáticos e análises de desempenho. O objetivo é transformar cada jogo num recurso de aprendizagem e entretenimento", acrescenta André Croft de Moura.
Depois de consolidar a operação em Portugal, a empresa está a expandir para outros mercados europeus, com foco inicial no Reino Unido e Espanha, onde o padel está a crescer de forma acelerada. "A nossa solução foi desenhada para ser instalada remotamente, o que permite escalar de forma rápida e eficiente. Em paralelo, estamos a construir uma comunidade de jogadores e treinadores que usam a CourtMaster não só para gravar jogos, mas também para interagir e melhorar o seu desempenho. Neste momento estamos em mais de 90 campos em 14 países em 3 continentes e temos mais de 6 mil jogadores ativos na plataforma", sublinha o CEO. Portugal, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Dinamarca, Angola, Moçambique, Brasil, Letónia, país de Gales, Chipre, Roménia, Irlanda, África do Sul são alguns países onde estão presentes.
Até ao momento, a CourtMaster angariou cerca de 250 mil euros através de investidores privados, numa fase pre-seed que ainda está a decorrer. Esta ronda servirá para acelerar o desenvolvimento da componente de inteligência artificial, reforçar a equipa técnica e expandir a presença internacional da marca. "Contamos angariar uma ronda de cerca de 1.5 milhões de euros em 2026", diz André Croft de Moura.